Está em vias de ser criado em Venâncio Aires o Cento de Arrecadação e Distribuição Municipal (Ceadim). O espaço permanente receberá arrecadação de alimentos, roupas, material de higiene, material de limpeza, material escolar, material de construção e móveis. Ele ficará localizado em prédio na área central da cidade e ficará vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
São beneficiários da Ceadim os usuários da política de assistência social local, mas também famílias que foram atingidas por desastres naturais, por exemplo, em especial de enchentes e deslizamentos de terras. “Em episódios como o ocorrido recentemente, onde foi necessário montar uma estrutura para recebimento de doações e distribuição, a existência da Ceadim vai facilitar o trabalho, considerando que um grupo de trabalho já estruturado favorece para um resultado mais efetivo” justifica o prefeito Jarbas da Rosa.
O projeto de lei, que cria o novo espaço instrucional municipal, passou a tramitar na Câmara de Vereadores. Quando do anúncio da intenção de criar o centro, ainda em maio, o vereador Sid Ferreira, destacou que ele que o espaço concentrará também a sede da Defesa Civil, Gabinete da Primeira-Dama e voluntários, a partir das diversas entidades de Venâncio Aires.
O espaço municipal poderá ainda acomodar equipamentos de emergência, receber treinamentos e reuniões da própria Defesa Civil. O Ceadim será gerido por um conselho deliberativo formado por seis pessoas, a partir de indicação do Executivo e da sociedade civil organizada. Além disso, o conselho será dirigido por um representante da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. Os conselheiros serão nomeados mediante portaria municipal.