Sicoob São Miguel na corrente solidária pela região

Opinião

Vini Bilhar

Vini Bilhar

Repórter de economia

Sicoob São Miguel na corrente solidária pela região

A campanha SOS Rio Grande do Sul recebeu mais de R$ 5,2 milhões em doações e o Sicoob adicionou mais R$ 10 milhões ao montante para auxiliar as vítimas das enchentes. Esses recursos, administrados via Instituto Sicoob, foram utilizados na aquisição de alimentos, material de higiene e limpeza, móveis, utensílios domésticos, material de construção, reposição de equipamentos para serviços essenciais à população e outros itens que surgiram a partir das necessidades das comunidades.

Em Lajeado/RS, a agência do Sicoob São Miguel, localizada no Bairro São Cristóvão, firmou parceria com a Administração Municipal por meio da qual a cooperativa “adotou” o Parque Professor Theobaldo Dick, no centro da cidade, que também foi duramente impactado pelas cheias do Rio Taquari.

Foto: divulgação

Foram adquiridos e doados 50 bancos de concreto e 50 mudas de árvores para recuperação do espaço. O plantio envolveu as equipes das agências de Lajeado e Teutônia, além de representantes da prefeitura.

Retração do PIB no Agronegócio alerta setor econômico

Desde janeiro, o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio Brasileiro está em queda.Calculado pelo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq-USP, o recuo de 1,28% no segundo trimestre de 2024 aponta retração do índice. O movimento negativo alcança 3,5% neste ano.

Foto: envato/divulgação

Os números são do Cepea em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Para os pesquisadores, o resultado negativo do agronegócio segue influenciado pelos menores preços. Esse movimento vem sendo observado desde 2023, e é influenciado pela queda na produção de commodities.

O PIB do Agro registrou queda de 2,68 % para os insumos e recuo de 1,77% para o segmento primário. Na sequência, destacam-se retrações para o setor de agroindústrias, com resultado negativo de 0,62% e para os agrosserviços, com queda de 1,15%.

Profissionais de contabilidade debatem reforma tributária

Na quinta-feira, o município de Lajeado foi um dos 17 escolhidos pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) para sediar a Jornada da Reforma Tributária. Na pauta do encontro a atualização sobre a reforma que promete transformar o cenário tributário do país.

O encontro foi na sede do Sincovat, e reuniu cerca de 170 pessoas. O sindicato foi parceiro na atividade. Sob a liderança da vice-presidente de Gestão do CRCRS, Patricia Arruda, o debate teve como palestrantes o conselheiro Gustavo Ferres e a coordenadora da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor do Agronegócio, Pâmela Fiuza Werlang, que esclareceram os impactos e as mudanças previstas na Reforma Tributária, além de destacar o papel dos profissionais contábeis nesse processo.

RÁPIDAS

  • Idosos – O público da Terceira Idade já pode agendar para o dia 14 de novembro na Expovale + Construmóbil 2024, dia que acontece o Baile da Terceira Idade. A atração promete ser de muita alegria e animação com a presença do Musical Star 3. A programação começa às 14h30min e o acesso será gratuito.
  • Salgado Filho – A volta mesmo que parcial dos voos ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, será um alívio geral para passageiros e principalmente para negócios do estado. A assessoria econômica da CDL Porto Alegre aponta que o volume de serviços no Rio Grande do Sul teve queda de quase 14% entre maio e agosto.

Frase do dia

Aod Cunha, economista ao Jornal do Comércio

“A reforma previdenciária irá mostrar resposta positiva dentro de 10 anos. Mas a dívida seguirá sendo um problema, porque freia investimentos públicos, com um sistema fiscal não resolvido” – Cunha

Acompanhe
nossas
redes sociais