O governo de Lajeado formalizou, nesta terça-feira, 22, a assinatura do contrato para o início da construção de 256 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
O município foi beneficiado por meio de dois projetos do programa e receberá recursos federais destinados à construção das moradias. Essas residências são voltadas a pessoas que perderam as casas em decorrência da enchente de setembro de 2023, além de atender famílias de baixa renda afetadas pela mesma situação.
A assinatura do contrato contou com a participação do município, que disponibilizou as áreas de terra, da Caixa Econômica, que atuará como agente financiador, e da empresa lajeadense Artem Construtora Ltda., vencedora da licitação para a execução das obras.
“É o primeiro contrato, mas vai beneficiar tanto as pessoas que foram atingidas em setembro como também as de maio de 2024”, destaca o prefeito Marcelo Caumo em publicação nas redes sociais.
Agora, será iniciado o processo de seleção das pessoas que receberão as habitações. “Apesar da demora, é um momento muito marcante e importante. Com a entrega das casas, vamos poder tocar e melhorar a vida das pessoas que foram afetadas pelas cheias que atingiram a região”, finaliza o gestor.
Sobre a residências
Os 256 imóveis serão construídos em formato de loteamento, em residências (não prédios), localizados fora das cotas de inundação. O projeto regular do MCMV será implantado em 3 terrenos no bairro Igrejinha e em 2 terrenos no Santo Antônio com a construção de 128 casas. Já o MCMV – Calamidade, voltado a quem perdeu casa na enchente, será distribuído em 8 terrenos localizados nos bairros Conventos (2 terrenos), Jardim do Cedro (1), Morro 25 (2) e Conservas (3), com mais 128 residências.
A empresa Artem Engenharia e Construções, de Lajeado, tem 90 dias para concluir a parte técnica, e o mesmo prazo tem o município para concluir a individualização de matrículas e doação dos terrenos ao FAR (Fundo de Arrendamento Residencial, da Caixa, programa pelo qual os terrenos serão repassados para a Caixa). O prazo para a conclusão das casas é de até 18 meses a partir do início dos trabalhos.