A Associação Marinês, localizada no bairro Santo Antônio, realiza diversos projetos sociais, entre eles o Debut Social, que visa proporcionar uma experiência especial para jovens debutantes. Este projeto, que ocorre a cada dois anos, ajuda a transformar a vida de meninas do bairro, oferecendo suporte e oportunidades ao longo do ano.
Angélica Silveira, integrante da ONG, explica que o trabalho começa com a seleção das participantes. Neste ano, 15 jovens debutantes estão se preparando para o baile, que ocorre em 9 de novembro no ginásio da associação de moradores do bairro Santo Antônio.
A primeira edição do debut social foi realizada em 2019, com 18 debutantes. A iniciativa ofereceu ao longo da organização da 2ª edição, cursos de mídias digitais, culinária, palestras e rodas de conversa com psicólogos e assistentes sociais, culminando em uma formatura festiva. “O baile é uma porta para que elas percebam que existe muito mais para aprender”, afirma Ester Almeida, voluntária da associação.
O evento começa com a recepção às 19h e é destinado não apenas às debutantes, mas também aos convidados e apoiadores da causa. Além das doações já recebidas, a ONG busca contribuições adicionais, como salgados, fotógrafos voluntários e recursos financeiros para cobrir outras despesas.
“A solidariedade é essencial para o sucesso do evento, e quem quiser contribuir pode fazer doações por meio do PIX da Associação Marinês: 41.109.916/0001-61 (CNPJ).”
O Debut Social não apenas celebra a passagem para a vida adulta das jovens, mas também busca empoderá-las, mostrando que existem diversas oportunidades à sua disposição.
Acompanhe a entrevista na íntegra