A Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais de Lajeado, celebrou o 53° aniversário nesta segunda-feira, 21. Responsável por cuidar de em torno de 500 pessoas de 11 municípios, a instituição realiza atendimentos relacionados a assistência social, educação e saúde sem custo aos usuários.
O presidente da instituição, Marco Antônio menciona que um dos principais objetivos é dar continuidade a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Temos parcerias com várias empresas que contratam nossos alunos, porém essa oportunidade é destinada apenas àqueles que tem condições psicomotoras. Para contemplar a todos, temos como propósito desenvolver um curso de formação onde todos possam ser qualificados, sem distinção.”
Para a concretização dos propósitos, a vice-presidente, Ana Cecília Togni, menciona ser necessário a ajuda da iniciativa pública e privada, mas também dos cidadãos, por se tratar de uma organização da sociedade civil. Ela destaca que contribuições espontâneas são sempre bem-vindas e que o cadastro na Nota Fiscal Gaúcha também é benéfica à entidade.
A gestão afirma que há tratativas com o governo municipal de Lajeado, para a concessão de um terreno onde possa ser construída uma nova sede com maior espaço físico e com mais acessibilidade aos usuários.
Espaço A
No dia primeiro deste mês, o Executivo Municipal e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), inaugurou o espaço A. Uma clínica especializada que permite avaliação diagnóstica e atendimentos a pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista (TEA) em Lajeado.
O espaço fica localizado no Condomínio Garden Open Mall, às margens da BR-386 e é exclusivo para cidadãos lajeadenses. A capacidade de atendimento é de 500 pessoas e já consta uma fila de espera.