Encantado enfrenta problemas ocasionados pelos movimentos de massa (deslizamentos) e enchentes, devido as recentes catástrofes climáticas. O governo municipal, através do Centro de Resiliência Climática Permanente (CRCP) iniciou na semana passada um mapeamento planialtimétrico de toda a sua extensão territorial, que corresponde a 140 quilômetros quadrados.
O levantamento topográfico moderno mapeia com precisão as elevações e depressões do terreno, usando tecnologias como drones e GPS avançado. A Gauss Geotecnologia e Engenharia LTDA está conduzindo esse trabalho, fornecendo dados essenciais para o planejamento da segurança das áreas propensas e as áreas atingidas, além de promover o desenvolvimento urbano para os próximos anos. A inciativa teve início no Bairro Santa Clara.
Com as informações, será possível elaborar um novo Plano Diretor que abrange o desenvolvimento de áreas residenciais e industriais, além de melhorar as condições de trafegabilidade entre as localidades. O objetivo é usar os dados de cada terreno disponível, para construir em locais seguros, evitar áreas de risco e aprimorar a infraestrutura viária.
O prefeito, Jonas Calvi, explica que a meta é utilizar tecnologia e dados para melhorar os serviços urbanos, promover a sustentabilidade e aumentar a qualidade de vida dos moradores. “Com o mapeamento, o município pode implementar soluções em mobilidade e segurança, colocando Encantado no caminho do desenvolvimento social e econômico”, projeta.