Parte da estrutura da Ponte de Ferro, levada pela enchente de maio, começou a ser cortada nesta segunda-feira, 21, para depois ser removida. A operação ocorre nas margens do rio Forqueta, em Lajeado. A operação, realizada pela Lyall Construtora e Incorporadora em parceria com Guinchos Sansão, divide a ponte de 40 metros e 52 toneladas em quatro partes para facilitar o transporte evitar danos à rede elétrica.
Segundo o empresário Roberto Lucchese, o objetivo é transformar a estrutura em um símbolo da força da região. O corte deve ser concluído até o fim do dia, com o transporte realizado em parceria com o Departamento de Trânsito de Lajeado. As peças serão levadas ao Parque Piraí, na Praça da Lyall, bairro São Cristóvão.
Relembre
A parte da Ponte de Ferro, arrancada pela cheia de maio, foi retirada do rio Forqueta em 19 de agosto. A remoção dos destroços começou no dia 14 de agosto. No dia 15, guinchos começaram a atuar para erguer a estrutura. Conforme Lucchese, uma parte retorcida ancorada na terra dificultou os trabalhos das equipes da Lyall e Guinchos Sansão. Outro empecilho foi a alta do rio Forqueta, que subiu quase dois metros depois do fechamento das comportas da Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul.