Neste fim de semana, uma comitiva de Lajeado, composta pela vice-prefeita Glaucia Schumacher, vereadores e secretários municipais, viajou a Blumenau, em Santa Catarina. O objetivo da visita foi entender os planos de contingência implementados pelo município para enfrentar cheias e desastres naturais.
Durante a estadia, grupo se reuniu com o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina de Sousa Soar, o secretário da Defesa Civil, Coronel Carlos Menestrina, e técnicos da equipe local. Essa troca de experiências visa aprimorar as estratégias de enfrentamento de calamidades em Lajeado, especialmente após as recentes enchentes que afetaram a cidade.
“Saber como outras cidades lidam com enchentes e calamidades pode acelerar nosso processo de reconstrução e a sermos mais eficientes nas nossas ações. Aproveitamos também para agradecer todo o apoio que recebemos da Prefeitura de Blumenau depois da enchente de maio”, afirmou Glaucia nas redes sociais.
Além dos encontros técnicos, a comitiva visitou a Oktoberfest, festividade de tradições germânicas criada para auxiliar na recuperação de Blumenau após as cheias dos anos 80. Glaucia esclareceu que todos os custos foram arcados pelos integrantes da comitiva, sem utilização de recursos públicos.
Outra comitiva, representando o município de Arroio do Meio, também viajou para o estado catarinense, no domingo, 20. A delegação, liderada pelo prefeito eleito Sidnei Eckert e composta por vereadores eleitos e membros do Rotary, visitou Chapecó para conhecer os planos de contingência da cidade.