A empresa Lacel, de São Jerônimo, trabalha na retirada do rebocador da balsa que atingiu a ponte do Rio Taquari no dia 2 de maio, durante a enchente. A balsa está no leito do rio desde então.
Neste domingo, 20, a empresa faz uma operação para tirar a areia que acumulou dentro do rebocador, para então a estrutura flutuar e ser permitida a retirada. Um guincho já trabalha no local e a estrutura está de pé.Os trabalhos são feitos próximos à ponte do Taquari, no lado de Lajeado.
A balsa, entretanto, permanecerá no rio por enquanto. Conforme um dos responsáveis da Lacel, Vitor Prates, a operação para retirar a balsa não é simples. “Precisamos que o rio chegue a um nível baixo. A ideia era ter tirado nessa operação agora, mas roubaram os cabos que deixavam a estrutura de pé, agora temos que reiniciar o processo”, explica.
A balsa e o rebocador estavam operando em São Valentim do Sul, quando deslizamentos e a força das águas levaram as estruturas rio abaixo. No dia 2 de maio, pico da enchente do Taquari em Lajeado, a balsa bateu na ponte.
Toda a operação acontece já que as comportas da Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul estão abertas desde quinta-feira, 17. Desde então, o nível das águas do Rio Taquari baixou, permitindo a operação. A previsão é fechar as comportas neste domingo, 20, ás 17h. A operação precisa ser feita em poucos dias já que as comportas não podem ficar abertas por muito tempo, uma vez que o abastecimento de água de Lajeado pode ficar comprometido.