Empresa inicia retirada do rebocador da balsa que está no Rio Taquari

OPERAÇÃO PÓS-ENCHENTES

Empresa inicia retirada do rebocador da balsa que está no Rio Taquari

Com as comportas da barragem abertas, operação faz retirada do rebocador da balsa que bateu na ponte do Rio Taquari nas enchentes, as estruturas estão no leito do rio desde maio

Empresa inicia retirada do rebocador da balsa que está no Rio Taquari
Crédito: Bibiana Faleiro
Lajeado

A empresa Lacel, de São Jerônimo, trabalha na retirada do rebocador da balsa que atingiu a ponte do Rio Taquari no dia 2 de maio, durante a enchente. A balsa está no leito do rio desde então.

Neste domingo, 20, a empresa faz uma operação para tirar a areia que acumulou dentro do rebocador, para então a estrutura flutuar e ser permitida a retirada. Um guincho já trabalha no local e a estrutura está de pé.Os trabalhos são feitos próximos à ponte do Taquari, no lado de Lajeado.

A balsa, entretanto, permanecerá no rio por enquanto. Conforme um dos responsáveis da Lacel, Vitor Prates, a operação para retirar a balsa não é simples. “Precisamos que o rio chegue a um nível baixo. A ideia era ter tirado nessa operação agora, mas roubaram os cabos que deixavam a estrutura de pé, agora temos que reiniciar o processo”, explica.

A balsa e o rebocador estavam operando em São Valentim do Sul, quando deslizamentos e a força das águas levaram as estruturas rio abaixo. No dia 2 de maio, pico da enchente do Taquari em Lajeado, a balsa bateu na ponte.

Toda a operação acontece já que as comportas da Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul estão abertas desde quinta-feira, 17. Desde então, o nível das águas do Rio Taquari baixou, permitindo a operação. A previsão é fechar as comportas neste domingo, 20, ás 17h. A operação precisa ser feita em poucos dias já que as comportas não podem ficar abertas por muito tempo, uma vez que o abastecimento de água de Lajeado pode ficar comprometido.

Acompanhe
nossas
redes sociais