Na manhã deste domingo, 20, cerca de 250 ciclistas de diversas regiões do Estado participaram do ‘’3º Pedal do Cristo’’ um evento de cicloturismo organizado pela Associação Ciclos no Vale. O evento, que não tem caráter competitivo, tem como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a saúde e o bem-estar, além de fomentar o turismo local e impulsionar a economia de Encantado.
Entre os participantes, histórias de superação emocionaram os presentes. Marcos de Conto, natural de Arroio do Meio, participou pela primeira vez do evento e compartilhou sua trajetória. “Essa pedalada tem um significado muito importante para mim. Em 2022, sofri um grave acidente de bicicleta enquanto me dirigia a Farroupilha para visitar o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Em Coronel Pilar, caí em um buraco na estrada e tive um traumatismo craniano. Fiquei um mês em coma, com um lado do corpo paralisado, e aos poucos fui me reabilitando”, relatou emocionado Marcos.
Já recuperado, ele viu no ‘’Pedal do Cristo’’ uma oportunidade de agradecer. “Dei a volta por cima e estou vivo. Vim agradecer ao Cristo Protetor”, disse.
Outra história marcante foi a de Lisandra Müller, de Dois Lajeados. Participante pela terceira vez, Lisandra sofre de crises convulsivas desde os 16 anos e, na semana anterior ao evento, teve uma crise forte. Mesmo com a recomendação do seu neurologista para não participar da pedalada, Lisandra decidiu seguir em frente. “Se não fosse o esporte, eu já estaria paralisada. Agradeço ao Cristo Protetor por mais um ano de vida”, afirmou. Determinada, Lisandra completou: “Eu vou superar essas crises. Vai dar tudo certo.”
A largada e a chegada do 3º Pedal do Cristo ocorreram no Ginásio da Comunidade da Linha Garibaldi, localizado a 4 km do Cristo Protetor e a 500 m da Lagoa da Garibaldi, um dos principais pontos turísticos da cidade de Encantado. O trajeto da 3ª edição do evento incluiu a entrada no Complexo Cristo Protetor, além de percorrer belas paisagens com lagoas, trilhas, cascatas e pontos turísticos nos municípios de Encantado e Capitão.
O evento não apenas promove a saúde e o bem-estar, mas também reforça o papel do turismo para o desenvolvimento econômico local, proporcionando aos ciclistas e visitantes uma experiência inesquecível nas paisagens da região.