Exposição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), palestras, prevenção de acidentes, treinamentos e bem-estar no trabalho foram as principais atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), realizada na Matriz da Cooperativa Dália Alimentos, em Encantado. Entre os temas, destaque para a palestra que tratou sobre a importância de cuidar da saúde mental.
De acordo com o engenheiro e supervisor de Segurança do Trabalho, Luis Henrique Wendt, os principais objetivos da programação da SIPAT foram proporcionar reflexões sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, promover e incentivar novas ideias, e realizar treinamentos mais específicos. “Neste ano, tivemos um destaque especial para a saúde mental, que auxilia no enfrentamento dos desafios diários”, explicou Wendt, ressaltando a continuidade da implantação da cultura de prevenção de acidentes no trabalho que a Dália vem estruturando há alguns anos.
“A palestra abordou questões essenciais para o bem-estar no ambiente profissional, como o controle do estresse e o equilíbrio entre saúde mental e física, que são fundamentais na rotina de trabalho”, pontua Wendt. Ele ainda revelou que, neste ano, as iniciais da SIPAT foram associadas às palavras-chave: S de Sabedoria, I de Informação, P de Participação, A de Atitude e T de Treinamento.
Bem-estar no trabalho
O tema “Bem-estar no Trabalho” também esteve em evidência, no auditório do Centro de Cultura Ouro Branco, com a palestra da psicóloga Ana Paula Nicolay, que abordou o tema “Bem-estar no Trabalho”. “Existem mecanismos que promovem a felicidade e auxiliam na saúde mental. Vale lembrar que o bem-estar contribui diretamente para a produtividade no trabalho”, afirma.
Ana Paula também falou sobre a influência do ambiente na saúde emocional e como identificar sinais de estresse. “É fundamental prestarmos atenção aos sinais que o nosso corpo emite em situações de estresse: ansiedade e desânimo, dificuldade de concentração, insônia, sobrecarga no trabalho, dores de cabeça e tonturas, além de problemas digestivos, entre outros”, detalha, afirmando que é possível tratar essas condições por meio de mudanças na rotina, terapia e autocuidado.
Menos estresse, mais resiliência
Por fim, a psicóloga apresentou algumas estratégias para promover o bem-estar e técnicas para reduzir o estresse e aumentar a resiliência, como: manter relacionamentos interpessoais saudáveis, que aumentam a satisfação e a alegria; cuidar da alimentação; buscar novas atividades; praticar exercícios físicos; e evitar o excesso de café e álcool.
“Precisamos entender que ter uma vida equilibrada é o ideal. Além disso, é essencial desenvolver a resiliência, que é a capacidade de se adaptar e retomar o foco em meio às crises e desafios”,concluiu a psicóloga Ana Paula.