O fim de semana reserva o último clássico do ano. O Gre-Nal 443 chega com as duas equipes em momentos distintos. Um jogo repleto de personagens, mas que é personificado nos treinadores. Roger Machado, acostumado a estar no outro lado, agora treina o Inter. Renato Portaluppi, ídolo tricolor, inicia a partida contestado como poucas vezes foi em Porto Alegre. Com o Estádio Beira-Rio lotado, a bola rola às 16h, com transmissão especial da Rádio A Hora.
Dono da casa, o Inter tem no clássico mais um estímulo para consolidar a boa fase vivida. Já são nove partidas de invensibilidade sob comando de Roger, que só perdeu dois jogos no comando do time. Se voltar a vencer, o Colorado não ganha posições, mas se aproxima ainda mais do quarto colocado.
Mesmo em pior momento, o Grêmio apresentou melhoras nas últimas partidas e se afastou da zona de rebaixamento. O Tricolor inicia a rodada na 11ª colocação e vê no clássico o jogo que pode alavancar o time na reta final do Brasileirão. Se vencer, passa o Vasco e chega ao décimo lugar.
O jogo também pode representar a quebra de um tabu que dura 50 anos. Desde 1974 o Internacional não vence todos os jogos contra o Grêmio no ano. Em 2024, venceu por 3 a 2 no Gauchão, em jogo disputado no Beira-Rio, e também venceu o jogo do primeiro turno do Brasileirão, por 1 a 0, em Curitiba. O retrospecto recente ainda coloca o Inter com a vitória no último jogo do ano passado, tendo sequência de três vitórias sobre o rival.
Dúvidas nos dois times
Com a “semana Gre-Nal” estendida para 10 dias no Grêmio e 15 no Inter, o que prevaleceu foi o mistério. Tanto Roger quanto Renato não abriram nenhum treinamento.
No Inter, a dúvida é em relação a três atletas que estavam lesionados: Rogel, Fernando e Borré. A tendência é que todos atuem. Com isso, a provável escalação colorada tem Rochet; Bruno Gomes, Rogel, Vitão e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique, Gabriel Carvalho, Alan Patrick e Wesley; Borré. A principal ausência é Thiago Maia, suspenso.
No lado Tricolor, Renato perdeu Reinaldo por suspensão. O substituto natual é Mayk, mas não está descartada a escalação de Fábio. Na sexta-feira, Kannemann, que estava sendo preparado ao clássico, voltou a sentir dores. Com isso, a dupla de zaga terá Rodrigo Ely e Jemerson. Há ainda uma dúvida no ataque, com Aravena e Soteldo disputando posição.
O provável Grêmio tem: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Mayk (Fábio); Dodi, Villasanti e Cristaldo; Edenilson, Aravena (Soteldo) e Braithwaite.
Transmissão do Grupo A Hora
O Grupo A Hora estará presente no terceiro clássico da temporada com transmissão na Rádio A Hora e Youtube A Hora Gre-Nal. A emoção inicia às 14h30min com o Concentração direto de Porto Alegre. A Jornada Esportiva inicia às 15h40min. Após o jogo, a repercussão e as entrevistas seguem no Prorrogação.
Histórico Gre-Nal
442 jogos
163 vitórias do Inter
141 vitórias do Grêmio
138 empates
602 gols do Inter
574 gols do Grêmio