“Retratamos em telas a história e bagagem trazida pelos imigrantes alemães”

ABRE ASPAS

“Retratamos em telas a história e bagagem trazida pelos imigrantes alemães”

Artista plástico natural de Lajeado, Gelson Marmitt terá participação especial durante a Neue Heimatfest, que ocorre até domingo, no Parque Histórico. Ao lado do também artista Elisandro Pedroso, ele expõe, durante o evento, obras que retratam cenas da imigração alemã no estado, com destaque para atividades econômicas, arquitetura e natureza. Uma das obras também registra a fachada do Parque Histórico, símbolo das heranças germânicas em Lajeado

“Retratamos em telas a história e bagagem trazida pelos imigrantes alemães”
Foto: acervo pessoal
oktober-2024

Como iniciou a tua relação com as artes? E o que te motivou a seguir te desenvolvendo?

Desde criança eu gostava de desenhar. À medida em que fui crescendo, fui me especializando e testando outras técnicas. Hoje, o que mais faço é pintura com óleo sobre tela. Sou pintor, desenhista, artesão e consultor de marketing, atuante nas artes visuais desde 1998, com especializações nas Belas Artes em 1991, através de um Intercâmbio Cultural, nas cidades de Verona e Florença (Itália), e München e Frankfurt na Alemanha. Já participei de 82 exposições coletivas e individuais, em várias cidades do Vale do Taquari e RS, tendo produzido e comercializado mais de 800 obras de arte.

Muitas das tuas obras também retratam a cultura germânica, como se dá o teu envolvimento com as tradições alemãs e de que forma busca retratá-las nas obras?

Com a nobre missão de retratar em telas a Imigração Alemã no Brasil, no RS e em Lajeado, fiz parceria com o artista Elisandro Pedroso e criamos uma exposição temática. Neste fim de semana, nós brindamos a cidade de Lajeado com esta inédita exposição. Convidamos a todos os visitantes para uma viagem no tempo e na história desses desbravadores e corajosos imigrantes alemães. O que nos motivou a retratar o Bicentenário foram três motivos muito especiais: eternizar em telas este momento histórico dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil e, em especial no RS e aqui em Lajeado, Forquetinha e todo o Vale do Taquari. assim como homenagear os maiores historiadores e escritores da temática, e despertar e incentivar novos talentos através das artes plásticas.

Tua última obra feita foi uma imagem do Parque Histórico de Lajeado, como se deu essa produção?

Sim, fiz ao lado de Elisandro Pedroso. Utilizamos acrílico e óleo sobre tela. Retratamos a fachada do parque que representa parte dessa cultura alemã.

Para o bicentenário da imigração, você criou algumas obras também, o que buscou retratar? E quais delas estarão expostas durante o evento?

Além da tela do Parque Histórico, tem mais onze obras de arte em que retratamos, em telas, a história e bagagem trazida pelos imigrantes alemães para Lajeado e o Vale do Taquari. Elas mostram diferentes atividades, assim como cenários naturais e arquitetônicos dessa colonização.

Acompanhe
nossas
redes sociais