ONG treina comunidade para salvamentos em áreas de risco

PREVENÇÃO E RESGATE

ONG treina comunidade para salvamentos em áreas de risco

Projeto Agente Capaz atua desde maio na região e já qualificou mais de 200 pessoas

ONG treina comunidade para salvamentos em áreas de risco
Grupo auxilia nos resgates e oferecer capacitações à comunidade para atuar em situações de desastres. (Foto: Rangel Felipe)
Cruzeiro do Sul

Desde maio, a Organização Não Governamental (ONG) Humus está presente no Vale do Taquari para auxiliar nos resgates e oferecer capacitações à comunidade para atuar em situações de desastres e emergências. A iniciativa, denominada  Agente Capaz, prepara voluntários com técnicas de resgate, salvamento e atendimento básico, o que amplia a capacidade local de resposta a situações críticas.

“A Humus adotou Cruzeiro do Sul para auxiliar o município, mas também atuamos em toda a região. Já passaram mais de 200 pessoas neste curso, que esteve por Roca Sales, Imigrante, Teutônia e outras cidades”, explica o instrutor da ONG, Emerson Borges.

Borges conta que a organização esteve em Cruzeiro do Sul em setembro de 2023 e retornou em maio deste ano ainda mais forte. E o impacto do trabalho já começa a ser percebido na prática. Segundo o integrante, há diversos relatos de pessoas que já utilizaram na prática os aprendizados. “Soubemos de um pai que salvou seu filho. Ele fez o resgate de desobstrução e os primeiros socorros. É grandioso ver que os cursos estão dando resultado”, comenta.

A equipe de voluntários deve ficar na região até o dia 25 de outubro. Até a data, está programada a realização de cursos em Lajeado, Teutônia e Imigrante.

A Humus

O grupo é uma organização de ajuda humanitária sem fins lucrativos, formada por bombeiros reformados de Minas Gerais. Eles atuam dentro do território nacional e em outros países, que solicitam o apoio da entidade.

A Humus atua com foco em desastres em áreas de risco iminente ou afetadas por um evento natural extremo para auxiliar a reduzir impactos e salvar vidas.
O trabalho do grupo pode ser acompanhado no Instagram da ONG @humus_br.

Acompanhe
nossas
redes sociais