O turismo nos engenhos do passado

Opinião

Fábio Kuhn

Fábio Kuhn

Idealizador do 365 Vezes no Vale

Coluna sobre Turismo

O turismo nos engenhos do passado

oktober-2024

Os moinhos antigos resguardam processos engenhosos de produção aposentados pela modernidade.
Além disso, cativam pela arquitetura imponente. No Vale do Taquari, temos exemplos de sucesso de engenhos do passado que se transformaram em pontos turísticos e outras estruturas com potencial que carecem de investimentos.

Moinho Colonial Pezzi

Localizado próximo ao pórtico de Vespasiano Corrêa, na ERS 129, o moinho administrado pela família Pezzi oferece ao visitante a possibilidade de ver o engenho funcionando exatamente como ocorria no passado. A roda gigante de madeira gira com a força da água e movimenta os equipamentos que moem os grãos. O visitante pode até comprar a farinha produzida dessa forma. O empreendimento conta ainda com uma bela cascata e oferece cafés coloniais sob agendamento.

Moinho da Barra do Guaporé

Localizado próximo à divisa de Encantado e Muçum, o Moinho da Barra do Guaporé chama atenção de quem passa pela ERS 129. Os mesmos proprietários do Moinho 332 adquiriram o prédio e havia interesse de instalar uma hotelaria e restaurante, entretanto após os estragos causados na estrutura pela enchente histórica de maio, os planos estão sendo revistos.

 Moinho Colognese

Faz parte do Complexo Arquitetônico Museu do Pão, na área central de Ilópolis. A construção centenária edificada pelos imigrantes em 1912 foi totalmente restaurada e hoje serve para os visitantes verem de perto as máquinas do passado. O antigo engenho abriga uma bodega onde são feitas degustações e eventos. Vale a pena aproveitar a visita para conhecer o Museu do Pão e a linha do tempo que resume 12 mil anos da presença do alimento na história da humanidade.

Moinho 332

As ruínas do moinho localizado nas margens da ERS 332, em Encantado, se transformaram em uma das mais renomadas opções gastronômicas da região. O cardápio completo conta com mais de 70 tipos de pratos com destaque ao rodízio de massas, risotos e carnes. Ao lado do arroio Jacaré, o empreendimento foi duramente atingido pela enchente histórica de maio. A retomada das atividades ocorre nesse mês com eventos fechados.

Moinho de Marechal Floriano

No interior de Roca Sales, as ruínas de um moinho de trigo atiçam a curiosidade dos visitantes. Se trata de uma antiga cooperativa que deixou de funcionar há mais de 50 anos após um incêndio. Hoje a estrutura sem janelas e telhado mantém as paredes de pé. O cenário fica curioso com árvores e flores literalmente se juntando ao cimento e tijolos. É muito comum ver fotos desse destino nostálgico nas redes sociais de ciclistas da região.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais