Bato palmas prá futura implantação de uma unidade regional do Sest/Senat, que agora me parece consolidada, com uma estrutura ¨macanuda¨ e bem mais condizente com a relevância do setor de logística e transporte valedoquariense. Que se projeta cada vez mais a nível estadual, nacional e até internacional.
Não é de hoje que importantes articulações foram construídas pelo empresariado nesse rumo da estrada. Começou há um par de décadas passadas, com a instalação do atual prédio. Já foi uma baita mão na roda.
Mais tarde, via representatividade num dos sindicatos associados à Fetransul, foram elaborados estudos prévios, projeto de construção, definida área física, tudo muito bem abotoadinho. Mas por alguns fatores que não cabe aqui aprofundar, a bola bateu no poste e foi pra escanteio.
A iniciativa não ficou esquecida, a semente foi plantada e ficou na dormência, no aguardo de melhor ocasião pra ser considerada como prioridade nas entidades diretamente ligadas ao setor.
A parceria com o setor público, atuando como agente facilitador, é sempre importante. Mas como tantas outras iniciativas (e cada vez mais), mantenham na boléia do ¨bruto¨ a iniciativa privada.
DESDE TEMPOS BÍBLICOS
Logística de Transportes existe desde tempos bíblicos. A coisa foi permanentemente se ampliando e aprimorando ao longo dos tempos.
Mas sempre foi fundamental para as relações comerciais, integração de povos e até pra promover a paz. Caminhos seguros, gentes confiáveis, melhores meios físicos, nas mais diferentes modalidades, sempre foram muito relevantes na história da evolução humana.
FALANDO NISSO
O chamado Sistema ¨S¨ nasceu com o Senai, no tempo do finado Getúlio, em 1942 prá ser mais exato.
O Brasil começava a engatinhar no processo de desenvolvimento da industrialização e era preciso criar instituições para a formação de recursos humanos.
Mais tarde foram criados também o Senac, Sescoop, Senar, o Sebrae também se insere positivamente nesse conjunto, assim como outras entidades diretamente ligadas a elas, para assistência social, integração e até recreação.
PORTO MERIDIONAL
No tempo do Império, por volta de 1800 e lá me esqueço, foi projetado e iniciadas as obras para a implantação de um porto marítimo aqui pelas bandas do Rio Grande do Sul.
O local escolhido foi em Torres, onde chegou a ser implantado um canal de molhes, visíveis até hoje com a maré baixa, aproveitando águas mais profundas e os pedregulhos dos morros alí existentes, em parte explodidos à dinamite à época.
Mais tarde a coisa mudou de figura e o porto foi implantado lá na barra da Lagoa dos Patos, mas essa é outra história e bem mais comprida.
Voltando à vaca fria: o chamado Porto Meridional, projetado para ser implantado em Arroio do Sal, pelo jeito vai se criar.
E vai ser muito interessante para a logística de transportes terrestres na conexão com o marítimo nacional e internacional para várias regiões do estado, inclusive aqui.
Só tô dando um pitaco, tem muita gente que entende bem mais do assunto.
CINE BRASIL
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LIVRE PENSAR
“Confie em Deus, mas amarre o seu camelo.” – (antigo ditado árabe)
SAIDEIRA
Nôno na farmácia, prá atendente:
– A senhora tem aquele remédio que faz a gente sorrir?
– Não conheço, o senhor sabe o nome?
– Acho que é ¨Risotril¨.
– Ah, temos sim, o senhor tem a receita?
– Moça, se eu tivesse a receita eu fazia em casa mesmo.