Seminário destaca as heranças dos alemães no Vale do Taquari

200 ANOS DA IMIGRAÇÃO

Seminário destaca as heranças dos alemães no Vale do Taquari

Programação do Neue Heimatfest inicia hoje, com seminário, e segue até domingo. Evento destaca marcas da imigração no desenvolvimento da região e do estado

Seminário destaca as heranças dos alemães no Vale do Taquari
Foto: Andreia Rabaioli
Lajeado

Tradição, cultura e história fazem parte do seminário Neue Heimat, programado para esta sexta-feira, 18, no auditório do Sicredi, em Lajeado. O evento abre as celebrações da Neue Heimatfest, que segue até domingo, 20, no Parque Histórico, e comemora as heranças deixadas pelos pioneiros alemães no Vale, depois de 200 anos da imigração.

Com 10 palestras, o seminário aborda a influência dos alemães na região. A programação ocorre a partir das 8h, e também provoca o debate sobre os desafios e conquistas das comunidades germânicas que colonizaram o Rio Grande do Sul.

Os ted talks abordarão temas como infraestrutura, economia, educação e cultura. As mulheres na imigração também terão destaque na palestra da escritora Helena Seger, que reforça a participação econômica feminina nas organizações familiares, além do poder de decisão e a resiliência protagonizadas por elas em comunidades tipicamente patriarcais. “Sem a participação ativa das mulheres, a vida na nova pátria não teria sido exitosa”, reforça a escritora.

Durante a palestra, Helena aborda os diferentes perfis das mulheres germânicas que também se dedicaram à educação dos filhos e incentivaram a espiritualidade cultivada no ambiente familiar.

O seminário tem o objetivo de compartilhar a história dos 200 anos de colonização e despertar o interesse pela imigração alemã, responsável por compor as bases da economia, cultura e educação no Vale do Taquari.

De acordo com o historiador Waldemar Richter, a intenção é disseminar e preservar as ideias e tradições do movimento germânico. Richter conduz o projeto Neue Heimat, ou “Nova Pátria”, em português, desde março deste ano.

O historiador Waldemar Richter conduz o projeto Neue Heimat desde março deste ano

Lançamentos literários

Nesta sexta-feira, Richter lança, após o seminário, 54 livros simultâneos. As obras, que totalizam mais de 12 mil páginas, documentam as trajetórias de diversas famílias alemãs. Além de serem entregues aos descendentes durante o evento, os livros também serão distribuídos para bibliotecas em todo o Rio Grande do Sul.

Ainda na programação do seminário, a Sicredi Integração RS/MG lança, no dia 18, às 13h15min, o livro “Entre gerações: construindo juntos uma sociedade mais próspera”. Retratando a história a partir de momentos importantes na trajetória da cooperativa, a iniciativa faz parte das ações que celebram os 120 anos da instituição, completados em 1º de março de 2026.

Desenvolvida com uma linguagem acessível, a obra democratiza o conhecimento sobre o que impulsionou a criação da cooperativa e os princípios que ajudaram no seu desenvolvimento.

Com uma linha do tempo que inicia em 1885, com a chegada do Padre Amstad ao Brasil até a atualidade, o livro repassa os caminhos da instituição desde a fundação – em 1906, em Lajeado, até os dias atuais – com a expansão para o estado de Minas Gerais. Em sete capítulos, a obra reúne ainda imagens e ilustrações que representam as áreas de atuação da cooperativa, suas culturas e marcos da história dos municípios.

200 anos preservados

Subsecretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS e presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no estado, Rafael Koerig Gessinger terá participação na abertura do evento. Ele destaca que o Bicentenário da Imigração Alemã é a celebração da memória, da integração e do futuro.

Gessinger afirma que a Constituição diz ser dever do poder público proteger as culturas dos grupos participantes do processo civilizatório nacional. E, no Rio Grande do Sul, cita a educação, a agricultura e a indústria como contribuições diretas dos imigrantes alemães.

O secretário destaca a iniciativa dos imigrantes de criarem escolas e desenvolverem um cultivo diversificado garantindo alimentação e comércio, sem depender do poder público da época.

“Os reflexos indigestos da revolução industrial na Europa fizeram com que aqui buscassem uma nova vida, pessoas qualificadas em diferentes técnicas: artesãos de ofícios que foram as sementes vivas de nossa complexa indústria, da metalurgia ao calçado, dos móveis às bebidas”. De acordo com Gessinger, preservar essa história é o objetivo das festividades pelo estado.

No sábado e domingo, seguem as festividades do Neue Heimat, considerada a maior celebração dos 200 anos da imigração alemã no Vale. A programação do evento inclui apresentações de dança, tendas gastronômicas e cenários especiais. O acesso a todas as atividades é gratuito.

Programação do Seminário

8h – Credenciamento
8h15 – Abertura oficial
9h30 – Palestra “As perseguições às comunidades de origem alemã” – Décio Schauren, professor e pesquisador do Instituto de Genealogia/RS
10h15 – TED Talks “Infraestrutura – Características do projeto de colonização” – Lucildo Ahlert
10h45 – TED Talks “Economia e trabalho”- Adonis Fauth
13h15 – Lançamento do livro da Cooperativa Sicredi-”Entre Gerações” – Valquíria Silva, escritora
13h40 – TED Talks “Educação – Ensino de língua alemã” – Roseli Kussler, professora e coordenadora no CEAT; e Thomas Voskuhl coordenador Geral do Ensino da Lingua Alemã
14h40 – TED Talks “Educação – Perspectivas futuras a partir da proficiência em língua alemã”-Rodrigo Ulrich, diretor do CEAT
15h – Palestra “Mulher na Imigração”– Helena Seger, professora e escritora
16h30 – TED Talks “Cultura – Usos e costumes- Folclore Alemão: festividades, gastronomia e eventos culturais” – Andreas Hamester
16h50 – TED Talks “Cultura Usos e costumes- Cidadania alemã” – Orestes Mallmann
17h10 – TED Talks “Cultura – Usos e costumes- Cidades-irmãs” – Eneida Fuhr Kuhn e José Ely

Acompanhe
nossas
redes sociais