Relatório final de auditoria deve ser entregue ainda neste mês

Teutônia

Relatório final de auditoria deve ser entregue ainda neste mês

Dickel & Maffi apresentou resultados apurados na Languiru de 2018 a 2022 em setembro. Dados finais ficaram para outubro

Relatório final de auditoria deve ser entregue ainda neste mês
Segundo Paulo Birck, a expectativa é que o documento traga informações detalhadas sobre o endividamento. (Foto: Zique Neitzke)
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A Cooperativa Languiru, que passa por um processo de reestruturação financeira, está prestes a receber o relatório final de auditorias contratadas para investigar as causas do endividamento da instituição. De acordo com o presidente liquidante, Paulo Birck, o documento deve ser entregue até o final do mês.

Birck destaca a importância do relatório para a tomada de decisões estratégicas e para o esclarecimento de pontos cruciais sobre a crise da cooperativa. Ele acredita que o prazo possa ser antecipado e a entrega dos documentos ocorra até o fim da próxima semana.

Segundo ele, a expectativa é que a auditoria traga informações detalhadas sobre o endividamento, um dos principais questionamentos feitos pela comunidade e pelos associados. “Estamos ansiosos para ter todos esses dados e os apontamentos das auditorias, para podermos tomar as medidas e ter esclarecimentos, inclusive, o motivo da individualização”, explica.

Ele acrescenta que esse processo de auditoria é fundamental para a reestruturação da cooperativa e demonstra boa fé por parte da Languiru. “O relatório é visto como uma peça-chave para os próximos passos da recuperação da cooperativa, que busca superar a crise financeira e recuperar a confiança dos associados e da comunidade local”, afirma.

Pagamentos a credores

A Languiru deu início ao pagamento de credores. Nesta primeira rodada, foi disponibilizado no Fundo Disponível para Liquidação (FDL) o valor de R$ 654,7 mil. O pagamento contemplará os credores que aderiram ao Plano de Pagamento, apresentado aos associados e credores em Assembleia Geral Extraordinária no mês de julho.

As quitações ocorrem trimestralmente, sempre até o dia 10 do mês seguinte ao fechamento de cada trimestre. Nesta primeira rodada, os credores que aderiram ao plano nos meses de julho, agosto e setembro de 2024 serão pagos proporcionalmente de acordo com as diretrizes estabelecidas no plano.

O valor deste primeiro pagamento provém das receitas de locações feitas no trimestre, como o incubatório alugado para a Carrer Alimentos e o Supermercado Languiru, entre outras unidades. O montante a ser pago será dividido conforme estipulado no Plano de Pagamento de Credores, desenvolvido pela consultoria Markestrat Group.

Os credores interessados em participar das próximas rodadas de pagamento devem formalizar a adesão ao plano de pagamento por meio no site da Languiru. Em caso de dúvidas, os credores podem entrar em contato pelo e-mail credores@languiru.com.br.

Saiba mais

  • O plano estabelece uma distribuição específica dos valores acumulados:
  • 40% serão destinados aos credores com garantia real, que possuem prioridade;
  • 25% irão para os credores sem garantia com créditos de até R$ 1 milhão;
  • 15% serão distribuídos entre credores sem garantia real e com crédito superior a R$ 1 milhão;
  • 20% restantes serão divididos entre os credores que vencerem o leilão reverso, modalidade na qual os credores oferecem um deságio maior para antecipar o recebimento de seus créditos.

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