Fabiano Pivotto, com uma trajetória consolidada no setor de atacarejo, assume a presidência do Grupo Imec após uma experiência de um ano como diretor de operações. Com passagens significativas em diversas regiões do Brasil, incluindo Santa Catarina, Nordeste e São Paulo, traz uma bagagem vasta na liderança de operações de varejo.
LEIA TAMBÉM: Fabiano Pivotto assume presidência do Grupo Imec
A conexão com o Imec é antiga, cultivada ao longo de anos de amizade com a empresa e um profundo desejo de residir e trabalhar em Lajeado, no Vale do Taquari. “A forma de morar aqui sempre foi pensando no Grupo, uma empresa que tenho imenso carinho e que sempre associei ao local que admiro”, afirma.
Na transição de diretor de operações para presidente, Pivotto destaca as diferenças de função. “Operações é uma das áreas mais abrangentes, o motor de qualquer varejo, ligada a todas as áreas”, explica. Embora reconheça a complexidade do setor, enfatiza que o objetivo é sempre atender o cliente da melhor forma possível. “Mudo para uma visão mais estratégica do presente e futuro da empresa, mantendo a importância das operações sob um novo comando”, completa.
Nos últimos anos, o Grupo Imec passou por uma significativa transformação ao profissionalizar sua governança e direção executiva, abandonando a administração familiar. Pivotto acredita que essa mudança trouxe um “salto de crescimento”, com executivos que agregam experiências diversificadas e atualizações necessárias para o futuro da companhia.
Atualmente, o grupo opera 29 lojas, com a previsão de inaugurar duas novas unidades no litoral, que serão remodeladas para o conceito de atacarejo. Com 3,5 mil funcionários, a expansão deve elevar esse número para 4 mil, enquanto a expectativa de faturamento se aproxima de R$ 1,8 bilhões.
“Para nós, o Imec, o importante não é o tamanho, mas a qualidade. O tamanho é consequência da qualidade”, enfatiza Pivotto. O grupo se adapta às mudanças no mercado, com um foco crescente em um modelo que une supermercado e atacarejo, preparado para enfrentar a crescente demanda por lojas de proximidade.
“Estamos em uma forte expansão de atacados, especialmente no RS. O próximo movimento será o de proximidade”, conclui Pivotto, reafirmando o compromisso do Imec em atender as necessidades de seus clientes e se adaptar às tendências do setor.
Pivotto assume vaga deixada por Eneo Karkuchinski. Antigo presidente assumiu comando da companhia em maio de 2023.
Acompanhe a entrevista na íntegra