No início de 2023 começou a segunda etapa da obra para ampliação da capacidade da rua Pedro Theobaldo Breitenbach, no bairro Conventos. Mais de dois anos depois o trabalho não está concluído e tem gerado muito transtorno como: falta de água por conta da troca de tubulação, congestionamento e qualidade ruim da antiga ERS-421 que foi municipalizada e será transformada em rodovia.
Com tudo isso, é preciso acelerar o trabalho de alargamento da via principal daquela localidade. A comunidade foi muito impactada e precisa desta estrutura pronta para maior fluidez e segurança no trânsito. Muita gente mora e trabalha no bairro Conventos. Acelera aí, governo de Lajeado.
Fundamental entender o recado das urnas
E você, candidato eleito ou vencido, já analisou de forma racional o que “disseram” as urnas. Um processo eleitoral, nos números, carrega muitas mensagens. A falha é que muitos não compreendem e, por vezes, relutam em aceitar o que está posto sobre política e gestão pública em meio aquelas planilhas todas.
Em Lajeado, por exemplo, o resultado das eleições pede um olhar clínico e humano aos bairros, especialmente aqueles que margeiam a BR-386 e os mais periféricos. Parte da oposição cita avisa que a prefeita eleita “não recebeu o aval de 60% do eleitorado”. Porém também evidencia que entre os três candidatos, a composição de Gláucia Schumacher e Guilherme Cé recebeu a maioria dos votos e isso também é incontestável.
As derrotas dos governos de Estrela, Teutônia e Arroio do Meio apontam que houve equívocos. Evidente que não em todas as ações, mas há erros e compreendê-los está dentro de um processo estratégico para o futuro.
As acachapantes vitórias dos atuais gestores de Encantado, Taquari e outras cidades também indicam aceitação para ações dos governantes, mesmo assim avaliações internas são sempre bem-vindas.
Literalmente, colocar nos trilhos
A foto é do prefeito de Encantado, Jonas Calvi, mas com ele todos os líderes da parte alta e baixa do Vale. Na imagem ainda o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana e o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini.
É no representante do governo estadual que os líderes foram buscar reforço para resolver problemas importantes do setor que impactam em Encantado e toda a região. O principal impasse é a falta de iniciativa da Rumo Logística para recuperar a ferrovia que permite o retorno dos passeios do projeto Trem dos Vales.
Não há previsão e nem valor exato a ser investido na reconstrução. Enquanto isso, o turismo do Vale deixa de arrecadar e crescer. É preciso colocar este projeto nos trilhos e isso depende dos trilhos que a tal da Rumo precisa arrumar.
E as escolas, governador?
Não apenas de pontes e rodovias se alimenta a expectativa para as obras do governo estadual no Vale do Taquari. Há um setor muito prejudicado pelas enchentes e pela inércia nas ações. São as escolas do estado.
Os estragos foram imensos nas enchentes de setembro e principalmente maio, mas existe uma demora irritante em definir-se uma posição por exemplo sobre o futuro do “Castelinho” e Fernandes Vieira, ambas em Lajeado e a Antônio de Conto e Domênico Vicentini, em Encantado, Moinhos em Estrela, entre outras. Se o Vale tivesse mais força na Assembleia…
TIRO CURTO
- O Ministério Público analisa a regularidade da contratação da Empresa Orion Filmes para a transmissão de Sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado. Conforme o promotor João Pedro Togni, foram solicitados documentos e ouvidos servidores do Legislativo.
- Enoir Cardoso foi o candidato do PP nas últimas três eleições majoritárias de Encantado. Em 2016, elegeu-se vice na composição com Adrolado Conzatti. Em 2020 e 2024, foi derrotado por Conzatti e Jonas Calvi Respectivamente. Pode não ser no PP o futuro de Cardoso, que confirmou ter recebido convite de outros partidos. Com manifestações.
- Em Santa Clara do Sul, o prefeito eleito Márcio Haas (PP) já trabalha forte na montagem de seu governo. Ele já tem definido quem assume a secretaria de Saúde, mas não conta para ninguém. Os primeiros anúncios devem ocorrer na próxima semana.
- Paulo Kohlrausch, Elmar Schneider, Carlos Ranzi e Márcia Scherer. Todos do Vale, do MDB e cotados para concorrer em 2026 a deputado estadual ou federal. E olha quem há quem especula que essa lista de emedebistas pode aumentar com o desfecho de “namoros” iniciados ainda antes da eleição municipal.
- Sidnei Eckert, prefeito eleito de Arroio do Meio, anuncia nesta sexta-feira, 18, o secretário de Planejamento para a gestão 2025-2028. Está marcado um café da manhã as 7h30min no Hotel Moinhos. Além do novo secretário, o ex-prefeito Klaus Schnack deve deixar a prefeitura de Encantado e voltar para cidade que foi chefe do Executivo e reassumir a função de carreira na área de planejamento.