A ampliação da presença feminina em cargos de liderança no mercado de trabalho esteve no centro de um dos conteúdos mais aguardados da programação da Mercopar deste ano. Lotado de mulheres para assistir às histórias inspiradoras de três cases de sucesso, o Fórum Indústria Delas reuniu, nessa sexta-feira, 18, a CEO da Fruki Bebidas, Aline Eggers; a líder ESG da General Motors na América do Sul, Daniela Kraemer; e a diretora de planejamento estratégico e financeiro e sistema de gestão da Randoncor, Veridiana Sonego.
“Sempre me dediquei muito a todas as pontas da vida. Quero que minha filha veja em mim uma inspiração. Ela está preparada para ser CEO, mas isso se ela quiser. Espero que um dia o mercado tenha muitas”, afirmou Aline. A presidente da Fruki salientou que a empresa vive o melhor momento de sua história, justamente por um plano de governança que profissionalizou a gestão.
Durante o bate papo, Aline salientou que a busca por equidade tem que ser constante em todos os setores, mas que não pode haver pressão para a formação de novas líderes “Liderança precisa ser natural. É preciso saber o que se quer, identificar potenciais e explorá-los, independentemente de níveis”, acrescentou.
Daniela Kraemer usou uma nuvem de palavras para apresentar características pessoais e skills profissionais, e salientou a importância do autoconhecimento e da autoconfiança. “Precisamos ocupar o espaço que nos é dado por merecimento, mas também é importante saber ser vulnerável quando necessário e aceitar ajuda”, pontuou.
Veridiana Sonego também trouxe seus exemplos de vida, afirmando que, quando jovem, fazer parte da Randoncorp era sonho de vida, realizado e com carreira impulsionada por cursos, mentorias e capacitações.
Mercopar 2024
Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.