Aluno do segundo ano do ensino médio no Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, Nathan Berner criou um grupo de estudos voltado para ciências humanas e sociais. “A ideia surgiu do meu interesse pelas humanidades e pela importância de debater os conteúdos abordados em aula para o desenvolvimento educacional”, explica Nathan.
O grupo conta com 14 participantes e é orientado por Berner, com o apoio da professora Lauren da Rosa e mais dois educadores. “Nós, docentes, apenas sugerimos conteúdos a serem discutidos. O protagonismo é todo do aluno”, destaca a professora.
Durante os encontros, Nathan busca criar um ambiente em que todos se sintam à vontade para contribuir, incentivando um pensamento crítico sobre os temas discutidos. Ele enfatiza que o objetivo não é apenas preparar os alunos para provas, mas também enriquecer a formação geral.
A professora Lauren observa que, desde o início dos encontros, os alunos se tornaram mais críticos e estão explorando melhor os conceitos, o que é evidente na participação deles em sala de aula.