O governo de Muçum anunciou a 33ª edição da Semana Farroupilha, que ocorrerá de 1 a 10 de novembro, de forma inédita. Tradicionalmente celebrada em setembro, foi transferida devido aos impactos das enchentes que afetaram gravemente o município em 2023 e 2024. A Rua Coberta será cenário desta celebração, que simboliza um marco de retomada e renovação para a cidade.
A Semana Farroupilha de Muçum, é reconhecida pela forte valorização da cultura e das tradições gaúchas, por isso contará com uma programação diversificada que exalta a identidade do Rio Grande do Sul. Este ano, porém, o evento não terá o tradicional acampamento farroupilha, pois os materiais foram perdidos na enchente de setembro de 2023.
O Prefeito da cidade, Mateus Trojan, destacou que a decisão de manter a Semana Farroupilha, mesmo fora do período usual, reflete o compromisso com a retomada da cidade. “Nosso objetivo é resgatar o ânimo e a alegria da comunidade, e principalmente valorizar os nossos empreendimentos locais, que perderam muito no último ano! Retomarmos com o nosso evento mais tradicional, a Semana Farroupilha, é emocionante. Pode parecer algo pequeno, mas será simbólico e um marco de retomada”, afirma.
A 33° Semana Farroupilha da cidade tem como um dos principais objetivos valorizar e fortalecer a economia local. Desta forma, as inscrições para comercialização durante o evento estão abertas até o dia 21/10 exclusivamente para os empreendimentos de Muçum, e do dia 21/10 até o dia 24/10 para os demais. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp da secretaria de Cultura do município através do número (51) 99426 – 5768.
A Semana Farroupilha de Muçum promete ser um momento de alegria, marcando a história do município. O evento será aberto ao público, com todas as atrações gratuitas, e em breve terá sua programação oficial divulgada.