Mazinho já está no clima de prefeito

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Mazinho já está no clima de prefeito

Prefeito eleito de Roca Sales, Jones Wunsch, o Mazinho (PP), disse em entrevista à Rádio A Hora 102,9 FM que acredita em transição de governo tranquila com a equipe de Amilton Fontana. Aliás, o futuro gestor já começa a entrar no ritmo do mandato e busca se apropriar de temas cruciais para a reconstrução da Cidade da Amizade.

Nesta semana, ele, o vice Henrique Pivatto e os vereadores eleitos conversaram com integrantes da Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales (AARRS) (foto) sobre os planos da entidade, entre eles, a viabilidade de recursos para custear o projeto técnico de uma ponte na avenida General Daltro Filho, no centro, para auxiliar na prevenção a futuras inundações. Em novembro, Mazinho também irá a Brasília a fim de antecipar o encaminhamento de novos projetos com lideranças políticas federais.

Foto: DIOGO FEDRIZZI

fotos: divulgação

De olho na vaga!

Passadas duas semanas da eleição, é natural que as especulações sobre a composição dos futuros governos ganhem espaço nas conversas políticas. Em Encantado, o primeiro suplente de vereador do União Brasil, o professor Francis Bampi, fez apenas 95 votos. E não será surpresa se ele começar 2025 como titular no legislativo encantadense. Há quem aposte que Ivanor Daltoé, segundo mais votado do partido e com vaga garantida na Câmara, possa retornar à secretaria de Obras no próximo ano e abrir espaço para Bampi. Em tempo, pelo menos até o fim do atual mandato, Giovani Delazeri permanece no comando da pasta.

É por esse exemplo que muitos contestam o modelo de eleição nos legislativos, que permite que candidatos com votação inexpressiva conquistem a vaga. O mais prudente, nesse entendimento, seria dar lugar para os 11 mais votados, em ordem natural, independente de partido e sem a necessidade de fazer contas.

Novo espaço esportivo e de lazer

Vereador reeleito em Encantado, Cris Costa (PSDB) vai conciliar a rotina política e profissional (ele é comunicador de rádio) com um novo empreendimento na área central da cidade. O projeto do BBQ Beach Club é desenvolvido em parceria com um empresário local.

As obras para a construção do complexo esportivo e de lazer no terreno de 1,3 mil metros quadrados na Rua Duque de Caxias, em frente à Academia Biohitt, já iniciaram. O local será coberto e terá três quadras de areia para a prática de beach tênis, futvôlei e volêi de praia, além de espaço de convivência com bar e mezanino. Chopeiras automáticas, churrasqueiras americanas e telão para exibição de jogos de futebol serão outras atrações. Baita iniciativa!

Avanços na erva-mate

O setor ervateiro da região alta comemora uma importante conquista. No dia 7 de novembro, Ilópolis entrega o novo prédio do Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate. O espaço é um marco para o desenvolvimento da cultura e da economia da erva-mate no país. E no dia 8, tem o Seminário sobre a Futura Indicação Geográfica (IG) da Erva-Mate do Alto Taquari. Trabalho liderado pelo prefeito Edmar Rovadoschi em parceria com a Associação Amigos da Erva-Mate.

Entre os palestrantes estão representantes do Ministério da Agricultura, pesquisadores e técnicos da UFRGS, da UFSM, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e da Embrapa, além de especialistas em IG do vinho da serra gaúcha.

Eu pergunto:

Você é a favor que seu vereador eleito deixe o cargo para assumir como secretário municipal?

BASTIDORES

  • O “fogo amigo” veio pesado nessa eleição. A constatação é de alguns candidatos a vereador que não conseguiram se eleger, e até mesmo os reeleitos que baixaram a votação. Segundo eles, os próprios colegas de partido propagavam nas visitas às famílias que ‘fulano tá eleito, não precisa votar nele. Vota em mim’. Eita!
  • Em Doutor Ricardo, Alvaro Giacobbo e Leandro Vian, do MDB, ainda comemoram uma das vitórias mais apertadas da região, de ‘dar frio na barriga’, como o próprio prefeito reeleito definiu em entrevista à Rádio A Hora. A diferença para Nilton Rolante (PSDB) foi de apenas 88 votos. Uma coincidência curiosa, 88 é o número da casa de Álvaro. Outra do Padeiro, como é conhecido, agora como bom colorado. Para motivar seu grupo de apoiadores, receosos com o resultado da campanha, Álvaro buscou inspiração em Adriano Gabiru, o autor improvável do gol que garantiu o título do Mundial de 2006 do Internacional sobre o Barcelona. “Vamos fazer o gol e ganhar essa eleição”, dizia.
  • Em Nova Bréscia, o jovem Lauro Scartezini conquistou um feito histórico. O político do PDT recebeu o maior número de votos a vereador desde a emancipação de Coqueiro Baixo, com 358. Ah, em 2020, ele há havia sido o preferido dos brescienses com 357 votos.

Acompanhe
nossas
redes sociais