Governo descarta retomada do horário de verão em 2024

Crise hídrica

Governo descarta retomada do horário de verão em 2024

Decisão foi tomada após a avaliação de que as condições de chuvas e os níveis dos reservatórios das hidrelétricas apresentaram melhora

Governo descarta retomada do horário de verão em 2024
Comunidade divide opiniões sobre horário de verão. Medida deve ficar para o ano que vem. (Foto: divulgação)
oktober-2024

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou nesta quarta-feira, 16, que o governo não retomará o horário de verão ainda este ano. A decisão foi tomada após a avaliação de que as condições de chuvas e os níveis dos reservatórios das hidrelétricas apresentaram melhora, tornando desnecessária a mudança nos relógios em 2024.

Apesar da recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), feita em setembro, o ministério optou por não implementar a medida. Segundo o ministro, a adoção do horário de verão a esta altura do ano traria dificuldades para setores importantes, como o da aviação, que precisariam ajustar suas operações em curto prazo.

O horário de verão, que costumava vigorar entre os meses de outubro ou novembro até fevereiro ou março, só poderia ser aplicado este ano a partir de novembro. Com isso, o governo perderia o período de maior impacto da medida, geralmente entre outubro e meados de dezembro, o que reduziu a viabilidade de sua implementação em 2024.

Acompanhe
nossas
redes sociais