A iniciativa de uma gaúcha estrelense e suas amigas, moradoras de Curitiba, vai ajudar famílias do vale do Taquari, atingidas pelas cheias do último ano. A estrelense Julia de Barros, reuniu um grupo de 8 amigas na capital paranaense e juntas, organizaram um evento de “tranca” (jogo semelhante a canastra). O grupo mobilizou cerca de 200 mulheres no dia do gaúcho, 20 de setembro para a ação beneficente.
Julia mora em Curitiba com os filhos e o marido, mas mantém laços com Estrela, onde sua família reside. Em um momento onde parecia que todos haviam parado de falar na catástrofe gaúcha, alguns meses depois do fatídico mês de maio, e ainda percebendo a dificuldade de milhares de conterrâneos, ela teve a ideia. Segundo Julia, depois da tristeza por tudo que a região viveu, o momento foi de reunir amigas e colaborar de forma efetiva. “Eu estava acostumada a ver enchentes na nossa região. Mas nunca na proporção dessas do último ano. Nunca imaginei que amigos das nossas cidades fossem virar notícias contando histórias tristes que estavam passando”.
A iniciativa surgiu de uma conversa informal entre as mulheres. Segundo a gaúcha, as amigas “agora são curitibanas com o coração gaúcho. Elas foram espetaculares na doação de tempo, energia, interesse e dinheiro. Mulheres maravilhosas!”. O evento arrecadou R$ 18 mil, que serão entregues no dia 21 de outubro ao Rotary Integração de Lajeado. O montante será dividido com Estrela.
A Tranca Curitibana em prol do RS foi a primeira de muitas edições que o grupo pretende produzir, e a ideia é que novas ações como essa se repitam.