Certaja espalha sementes do cooperativismo

Opinião

Vini Bilhar

Vini Bilhar

Repórter de economia

Certaja espalha sementes do cooperativismo

Alunos de Paverama, Vale Verde e Passo do Sobrado, puderam conhecer um pouco mais sobre cooperativismo e sobre a história da Certaja. O projeto Sementes do Cooperativismo 2024, levou às escolas música, teatro, show de mágica e muita história. A iniciativa, que leva os conceitos e princípios do cooperativismo a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas dos municípios, teve mais uma etapa em setembro.

Em Paverama, os alunos se reuniram no Centro Cultural Evangélico e cerca de 250 alunos de três escolas municipais se fizeram presentes. Por meio de suas apresentações, os estudantes das EMEFs Prudêncio Franklin dos Reis e Reinaldo Markus mostraram ao público como o cooperativismo é capaz de transformar realidades.

Na cidade de Vale Verde, o projeto ocorreu no dia 1º de outubro, na EMEF Nero Pereira de Freitas. Os participantes abordaram a origem do cooperativismo, a trajetória da Certaja Energia e da Cooperativa Escolar Verde Vale.

O último evento será realizado hoje, na EMEF Francisco Antônio de Borba Filho, em Passo do Sobrado.

Cooperativa Dália entrega doação em Cruzeiro do Sul

A Cooperativa Dália Alimentos doou 72 litros de leite, jogos pedagógicos, um vale-compras de R$ 2 mil no Dália Supermercado e a segunda edição do livro Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cruzeiro do Sul.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, destacou a importância do Programa Criança Dália, que valoriza tanto a comunidade onde a cooperativa atua quanto as instituições que trabalham com crianças. O gestor ressaltou que além das doações feitas pontualmente nos municípios, o Programa Criança Dália destina uma porcentagem da venda de cada caixa de leite para o Instituto do Câncer Infantil (ICI) em Porto Alegre.

Esta foi a segunda ação da Dália no município; a primeira ocorreu há dois anos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Felipe, localizada na Linha Sítio.

Sebrae abre as portas da sua nova “casa”

O Sebrae de Lajeado está em novo endereço. De portas abertas para contribuir com o desenvolvimento da região, o espaço está na rua Júlio de Castilhos, 1285, Loja 104, no centro da cidade. Através do apoio aos pequenos negócios, o novo espaço do Sebrae no Vale do Taquari está aberto ao público das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

A nova unidade de atendimento oferece uma estrutura preparada para receber a comunidade e empresários de todos os segmentos. Ambiente propício para troca de ideias e inovação.

Segundo a gerente da Regional Vales do Taquari e do Rio Pardo, Liane Klein, o Sebrae segue comprometido em apoiar o desenvolvimento econômico local, oferecendo suporte para que os negócios prosperem, gerando emprego e renda.

RÁPIDAS

  • Dívida – O FMI divulgou ontem, que até o final do ano, a dívida pública mundial deverá alcançar 93% do PIB global. A cifra chega a 100 trilhões de dólares. Segundo o Banco Mundial, quase 40 países enfrentam atualmente uma crise da dívida ou estão perto desta situação.
  • PIB – O PIB brasileiro recuou 0,2% em agosto ante julho, segundo o Monitor do PIB, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação interanual, a economia cresceu 3,4% e a taxa acumulada nos 12 meses até agosto indicou avanço de 2,8%.

Frase do dia

Giovani Baggio, economista-chefe da Fiergs, ao Correio do Povo.

“Este crescimento tem acontecido muito em cima de incentivos ao consumo, principalmente por parte do governo federal, causando, entre outras consequências, o endividamento das famílias e a necessidade do controle do aumento da inflação por meio da manutenção e aumento da já elevada taxa de juros.” – Giovani

Acompanhe
nossas
redes sociais