A passarela provisória instalada sobre o rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, foi retirada pelo Exército Brasileiro nesta terça-feira, 15, um dia após ser reinstalada. A medida foi tomada de forma preventiva devido à forte correnteza causada pelas chuvas, o que representava riscos de danos à estrutura e de acidentes para os pedestres.
De acordo com o comando da Operação Taquari 2, responsável pela decisão, a remoção foi necessária para garantir a segurança dos usuários. Durante esse período, os pedestres que precisam atravessar o rio devem utilizar as pontes de Ferro e do Exército. Uma nova avaliação será realizada assim que as condições climáticas melhorarem.
Remoção definitiva
A desmontagem de forma definitiva da estrutura deve ocorrer até o fim do mês. A decisão foi tomada após consulta às prefeituras de Arroio do Meio e Lajeado e se baseia na queda significativa do uso, além da existência de outras alternativas de travessia na região.
No início da operação, em maio, cerca de cinco mil pedestres usavam a passarela diariamente. Esse número, no entanto, caiu para menos de 200 usuários por dia. Atualmente, os moradores têm à disposição a ponte do Dnit, instalada pelo Exército, com 60 metros de comprimento e capacidade de suportar até 80 toneladas, além da tradicional Ponte de Ferro, reconstruída pela Lyall e empresas parceiras.
Após a remoção, a passarela será destinada a uma nova localidade, de acordo com as necessidades logísticas e operacionais.