O auditório do prédio 7 da Univates recebe na tarde de hoje o 2º Seminário do projeto Viver Cidades. Iniciativa do Grupo A Hora combina estratégias voltadas à preservação ambiental, em especial dos mananciais hídricos da região.
O evento marca o encerramento do 2º concurso cultural. Estudantes de 32 escolas das redes pública e privada em 11 municípios do Vale do Taquari participaram com vídeos e redações.
A programação começa às 13h30min. Além da divulgação dos resultados, também estão previstas palestras e apresentações culturais. O tema do encontro pergunta aos participantes:“Que ambiente queremos para o planeta?”.
Nesta edição, os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental escreveram uma redação com o tema “Carta para o futuro”. Foram 474 textos inscritos. Nos relatos, os estudantes relatam os traumas, experiências e aprendizados após eventos climáticos extremos.
Para alunos do Ensino Médio, a tarefa era fazer vídeos. Ao todo, 121 jovens participaram das produções, com a temática: “Para onde corre o Rio Taquari?”.
De acordo com o diretor de conteúdo e produtos do A Hora, Fernando Weiss, o seminário de hoje marca todo o trabalho do projeto Viver Cidades e materializa o esforço do Grupo em manter o debate permanente sobre a natureza e mudanças climáticas.
“Manter esse assunto em voga é uma responsabilidade do A Hora, assim como ajudar a criar uma nova cultura sobre prevenção e cuidados quanto à incidência de episódios climáticos extremos.”
A seleção dos trabalhos vencedores foi dividida em etapas, com a participação de uma equipe de profissionais do Estúdio Alpha e de jurados especializados. Os dez vídeos finalistas foram submetidos à votação popular no Instagram, enquanto as redações passaram por um processo de avaliação.
O seminário é um momento de celebrar a relação entre sociedade e ambiente, destaca a jornalista coordenadora do projeto, Luciane Ferreira. Segundo ela, o evento é uma oportunidade de reconhecer o empenho de alunos e professores. “É mais do que uma premiação; é um espaço para compartilhar conhecimento e fortalecer a educação ambiental entre crianças e adolescentes.
O Viver Cidades conta com o patrocínio da Reiningend, Fasa, Darling, Folhito, Disim, Mak Serviços, Global Eco, Boqueirão Desmonte e Nobre.
Programação
O seminário inclui a palestra “Contribuições da psicologia em situações de emergência e desastres”, com a psicóloga Denise Polonio, e o painel “Futuro Sustentável: o papel dos jovens na construção de um ambiente melhor”, com a participação de especialistas da Univates e do Codevat.
Alunos do Colégio Scalabriniano São José, de Roca Sales, apresentam a peça de teatro “Sintonia do Tempo”
Adesão
Mesmo após as dificuldades enfrentadas pela região devido à enchente de maio, o concurso superou as expectativas de participação. A divulgação das notícias nos canais do Grupo A Hora, a presença nos municípios e a visitas às escolas foram essenciais para sensibilizar diretores e professores, acredita Luciane Ferreira.
A comissão julgadora destacou a relevância dos temas propostos, que trouxeram à tona a necessidade de discutir a situação do Rio Taquari após os eventos climáticos recentes. Para muitos alunos, tratar desse assunto foi uma forma de transformar uma vivência local em aprendizado e consciência ambiental.
Novidade para 2024
Combinar as ações do Viver Cidades com o Programa Educame (Educação Ambiental na Escola). Lançado em julho deste ano, a iniciativa surgiu em resposta aos eventos climáticos extremos.
Com a publicação de um livro para professores e a cartilha para atividades em aula, os materiais foram distribuídos para municípios da região. “Nosso plano é aumentar a intensidade dos cursos, oficinas nas escolas, premiações em concursos culturais em esfera regional para que tenhamos cada vez mais envolvimento neste assunto.”
Para Fernando Weiss, a tragédia de setembro de 2023 e a maior enchente já registrada, em maio, mostraram que a comunidade regional está despreparada e desinformada sobre os riscos das catástrofes climáticas.
Modelo de premiação
- Ensino Fundamental – Redação
“Carta para o futuro” - Categorias
5º e 6º anos
7º, 8º e 9º anos - Premiação
Três primeiros colocados em cada categoria - Ensino Médio – Vídeo
“Para onde corre o Rio Taquari?” - Categorias de Troféus
Melhor roteiro
Melhor imagem
Melhor narração
Melhor edição - Classificação
Três melhores vídeos