Premiação coroa ano de trabalho sobre consciência ambiental

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Premiação coroa ano de trabalho sobre consciência ambiental

Seminário nesta tarde marca premiação do concurso cultural do projeto Viver Cidades. Nesta edição, alunos de 32 escolas em 11 municípios concorrem com trabalhos em vídeo e redações sobre a relação da sociedade regional com o Rio Taquari

Premiação coroa ano de trabalho sobre consciência ambiental
Edição do ano passado distribuiu mais de R$ 25 mil em prêmios. (Foto: ARQUIVO)
Vale do Taquari

O auditório do prédio 7 da Univates recebe na tarde de hoje o 2º Seminário do projeto Viver Cidades. Iniciativa do Grupo A Hora combina estratégias voltadas à preservação ambiental, em especial dos mananciais hídricos da região.

O evento marca o encerramento do 2º concurso cultural. Estudantes de 32 escolas das redes pública e privada em 11 municípios do Vale do Taquari participaram com vídeos e redações.

A programação começa às 13h30min. Além da divulgação dos resultados, também estão previstas palestras e apresentações culturais. O tema do encontro pergunta aos participantes:“Que ambiente queremos para o planeta?”.

Nesta edição, os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental escreveram uma redação com o tema “Carta para o futuro”. Foram 474 textos inscritos. Nos relatos, os estudantes relatam os traumas, experiências e aprendizados após eventos climáticos extremos.

Para alunos do Ensino Médio, a tarefa era fazer vídeos. Ao todo, 121 jovens participaram das produções, com a temática: “Para onde corre o Rio Taquari?”.

De acordo com o diretor de conteúdo e produtos do A Hora, Fernando Weiss, o seminário de hoje marca todo o trabalho do projeto Viver Cidades e materializa o esforço do Grupo em manter o debate permanente sobre a natureza e mudanças climáticas.

“Manter esse assunto em voga é uma responsabilidade do A Hora, assim como ajudar a criar uma nova cultura sobre prevenção e cuidados quanto à incidência de episódios climáticos extremos.”

A seleção dos trabalhos vencedores foi dividida em etapas, com a participação de uma equipe de profissionais do Estúdio Alpha e de jurados especializados. Os dez vídeos finalistas foram submetidos à votação popular no Instagram, enquanto as redações passaram por um processo de avaliação.

O seminário é um momento de celebrar a relação entre sociedade e ambiente, destaca a jornalista coordenadora do projeto, Luciane Ferreira. Segundo ela, o evento é uma oportunidade de reconhecer o empenho de alunos e professores. “É mais do que uma premiação; é um espaço para compartilhar conhecimento e fortalecer a educação ambiental entre crianças e adolescentes.

O Viver Cidades conta com o patrocínio da Reiningend, Fasa, Darling, Folhito, Disim, Mak Serviços, Global Eco, Boqueirão Desmonte e Nobre.

Programação

O seminário inclui a palestra “Contribuições da psicologia em situações de emergência e desastres”, com a psicóloga Denise Polonio, e o painel “Futuro Sustentável: o papel dos jovens na construção de um ambiente melhor”, com a participação de especialistas da Univates e do Codevat.

Alunos do Colégio Scalabriniano São José, de Roca Sales, apresentam a peça de teatro “Sintonia do Tempo”

Adesão

Mesmo após as dificuldades enfrentadas pela região devido à enchente de maio, o concurso superou as expectativas de participação. A divulgação das notícias nos canais do Grupo A Hora, a presença nos municípios e a visitas às escolas foram essenciais para sensibilizar diretores e professores, acredita Luciane Ferreira.

A comissão julgadora destacou a relevância dos temas propostos, que trouxeram à tona a necessidade de discutir a situação do Rio Taquari após os eventos climáticos recentes. Para muitos alunos, tratar desse assunto foi uma forma de transformar uma vivência local em aprendizado e consciência ambiental.

Novidade para 2024

Combinar as ações do Viver Cidades com o Programa Educame (Educação Ambiental na Escola). Lançado em julho deste ano, a iniciativa surgiu em resposta aos eventos climáticos extremos.

Com a publicação de um livro para professores e a cartilha para atividades em aula, os materiais foram distribuídos para municípios da região. “Nosso plano é aumentar a intensidade dos cursos, oficinas nas escolas, premiações em concursos culturais em esfera regional para que tenhamos cada vez mais envolvimento neste assunto.”

Para Fernando Weiss, a tragédia de setembro de 2023 e a maior enchente já registrada, em maio, mostraram que a comunidade regional está despreparada e desinformada sobre os riscos das catástrofes climáticas.

Modelo de premiação

  • Ensino Fundamental – Redação
    “Carta para o futuro”
  • Categorias
    5º e 6º anos
    7º, 8º e 9º anos
  • Premiação
    Três primeiros colocados em cada categoria
  • Ensino Médio – Vídeo
    “Para onde corre o Rio Taquari?”
  • Categorias de Troféus
    Melhor roteiro
    Melhor imagem
    Melhor narração
    Melhor edição
  • Classificação
    Três melhores vídeos

 

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