No último fim de semana, 11, 12 e 13, a JCI Lajeado – Junior Chamber International, esteve na cidade de Maravilha, em Santa Catarina, para participar na 70ª Convenção Nacional da JCI, que ocorre anualmente para reunir as organizações locais desta entidade, de todo o Brasil.
Neste evento, além de assuntos internos da organização, são promovidas palestras, workshops, bem como as finais nacionais dos concursos de oratória e debate, em que os membros se desafiam no palco, enfrentando equipes de outras cidades, discutindo temas polêmicos da atualidade.
O trio de debatedores da JCI Lajeado é composto pelos membros André Mallmann, Alice Lucian e Juliana Purper, os quais foram selecionados na etapa local, e posteriormente, foram selecionados como finalistas na etapa regional ocorrida em agosto.
Na etapa nacional do final de semana, o trio debatedor enfrentou as equipes da JCI Tapejara/RS e JCI Cascavel/PR, nas semifinais, e vencendo todas elas, disputaram a final com a equipe da JCI Chapecó.
O tema debatido no confronto final foi “O trabalho feito pela Inteligência artificial é mais eficaz do que o trabalho feito pelos humanos”, E Após uma disputa acirrada, a equipe da JCI Lajeado sagrou-se campeã.
Agora, o trio debatedor de Lajeado irá se preparar para disputar o concurso a nível americano, na Conferência das Américas da JCI, que ocorrerá em Roatan – Honduras, em maio de 2025, disputando, na língua inglesa, com países de toda a América. Em caso de êxito novamente da equipe de Lajeado, o trio de debatedores representará as Américas na Conferência Mundial ao final do ano que acontecerá na Tunísia.