A estrada de acesso a um dos pontos mais conhecidos do Vale do Taquari, a Lagoa da Harmonia, era transformada numa pista de skate. Em 2004, Teutônia sediou pela primeira vez o Downhill Speed, o campeonato brasileiro de skate de velocidade.
Eram 1,8 km de ladeira e a disputa foi em duas categorias: Stand Up, em pé, e Street Luge, deitado. Houve trechos onde a velocidade dos competidores superou os 120 km/h.
Participaram cerca de 50 skatistas de todo o país. O único competidor do Vale do Taquari foi Edson Kuhn, o “Kininha”, de Lajeado. O campeão na modalidade Stand Up foi Douglas Dalua, de São Leopoldo, que era campeão brasileiro e vice-campeão mundial na categoria. Na época, Dalua disse que nenhuma pista do Brasil se comparava com a de Teutônia, era a mais rápida que conhecia.
Na categoria Street Luge, o vencedor foi Denis de Araújo, de São Paulo. Alguns atletas se machucaram, apesar dos 1,5 mil fardos de feno colocados ao longo da pista.
A edição mais recente do Teutônia Downhill aconteceu em 2022, mas não tem previsão de ser retomado neste ano.
CTG Tropilha Farrapa completava 25 anos
O Centro de Tradições Gaúchas Tropilha Farrapa, de Lajeado, foi fundado em 12 de outubro de 1979 e, em 2004, completava 25 anos de história. O patrão da época era Armando Hammes e uma programação especial foi montada para celebrar a data.
Mais de cem cavalarianos participaram de uma cavalgada pelas ruas da cidade após o acendimento do fogo simbólico no CTG. Um fandango também reuniu mais de 500 pessoas. Naquele ano, as comemorações homenagearam o ex-patrão Arcelino Picolotto.
No ano de sua fundação, em 1979, o Tropilha iniciou no galpão rústico do Parque do Imigrante e Darci Corbellini (ex-prefeito de Lajeado) foi escolhido como patrão de honra do CTG. Antônio Scheffer foi feito patrão e Herculano Aleixo e Luis de Quadros Oliveira como primeiro e segundo patrões. Naquele tempo, só existia o CTG Bento Gonçalves em Lajeado.
Há 50 anos…
Inauguração do Bradesco em Lajeado
Uma agência do banco Bradesco seria aberta em Lajeado, na rua Carlos Von Koseritz, 452, próximo ao antigo Hotel Dahlem, no prédio que já tinha abrigado o INPS na cidade. O gerente da agência seria Cláudio Machado Marcon, transferido do Paraná para Lajeado. Conforme os jornais da época, a vinda do Bradesco foi uma negociação de dois anos, encabeçada por Nilo Rotta, do Grupo Weiand.