A Avenida Piraí, em Lajeado, foi o local da largada da 4ª etapa do Circuito dos Vales, Etapa da Integração/Sicredi. O evento reuniu 1711 atletas na manhã deste domingo, 13, que disputaram as modalidades de corrida (3km, 5km e 10km), caminhada 3km e 5km, corrida kids (1km e 500 metros) e ciclismo (40km). Os interessados têm até o dia 29 de setembro para efetuar a inscrição pelo site circuitodosvales.com.br.
De Montenegro, Renato Albano (50) veio a Lajeado para participar da prova de ciclismo, primeira categoria a largar na manhã de domingo. “Vale a pena sair de casa às 5h para conhecer uma galera nova e fazer um bem para a saúde”, conta. Esta é a primeira vez que ele participa de uma prova no Vale do Taquari e revela que pretende seguir em outras competições pela região.
O árbitro de futebol Douglas Fensterseifer, de Roca Sales, encontrou na corrida um esporte que lhe auxilia na carreira profissional. “Faço treinos com uma equipe. Durante a semana temos alguns exercícios que nos ajudam e condicional para as partidas do final de semana”, conta. Neste domingo, Douglas participou da corrida de 5km.
“É a melhor coisa para a saúde”
Roberto Horn (87) e Alveri Matdke (71) participaram da prova de 10km. Os amigos correm há mais de 10 anos e acreditam que o esporte é essencial para manter a qualidade de vida. Roberto conta que a corrida o ajudou a reduzir o consumo de medicamentos.
Quando jovem ele já praticava esportes, mas encontrou na corrida uma forma de continuar ativo nos esportes. “É a melhor coisa para a saúde, é melhor do que remédio. Enquanto eu puder correr pela saúde, vou correr”, afirma.
Alveri começou a correr incentivado pelo filho. Em 2017, participou da primeira competição e, desde então, não parou mais. Com a participação no Circuito dos Vales, Alveri soma mais de 150 medalhas em corridas de rua. “Se der tudo certo, vou correr a São Silvestre ainda. Nem que seja com 90 anos, mas vou lá”.