O 2º Seminário Viver Cidades, do Grupo A Hora, ocorrerá na próxima terça-feira, 15, no auditório do prédio 7 da Univates, com o tema “Que ambiente queremos para o planeta?”. A programação, a partir das 13h30min, prevê a entrega da premiação aos vencedores do 2º Concurso Viver Cidades, voltado a estudantes da educação básica das redes pública e privada. Também contará com a palestra Contribuições da psicologia em situações de emergência e desastre e com o painel Futuro Sustentável: o papel dos jovens na construção de um ambiente melhor. Outra atração é a apresentação da peça teatral “Sintonia do tempo”, do Colégio Scalabriano São José, de Roca Sales.
O Projeto Viver Cidades: como somos, o que temos e para onde vamos, uma iniciativa do Grupo A Hora, iniciou em 2022 tendo como carro-chefe a análise da água de rios e arroios da região com o intuito de identificar o índice de qualidade e possíveis poluentes. Além de mandar a pesquisa, ampliou as ações e criou concurso estudantil, em 2023. Na primeira edição o desafio aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio foi desenvolver projetos sustentáveis. Neste ano, a proposta para os estudantes do 5º ao 9º ano foi elaborar uma redação o tema “Carta para o futuro”, e aos jovens do Ensino Médio o desafio foi produzir um vídeo com o tema “Para onde corre o Rio Taquari.” A adesão, conforme a comissão julgadora, foi excelente: 474 redações e 31 vídeos concorreram.
Há uma grande expetativa para o dia da premiação, já que os finalistas saberão da sua classificação no momento de receber o prêmio.
Programação do 2º Seminário Viver Cidades
Abertura
Palestra “Contribuições da psicologia em situações de emergência e desastres: o olhar para as crianças e adolescentes, com Denise Polonio, psicóloga, especialista em oncologia, mestre em ensino, orientadora educacional, professora do curso de psicologia da Univates e psicóloga clínica.
Painel “Futuro Sustentável: o papel dos jovens na construção de um ambiente melhor”, com Jamile Weizenmann, professora da Univates, e Cíntia Agostini, presidente do Codevat.
Apresentação da peça teatral “Sintonia do tempo”, do Colégio Scalabriano São José, de Roca Sales.
Revelação da classificação dos finalistas do concurso e entrega da premiação.