Uma noite de tradição que reúne centenas de famílias há mais de 60 anos. O Baile de Debutantes do Clube Tiro e Caça (CTC), de Lajeado, chega à sua 59ª edição neste sábado, 12. Ao todo, 14 meninas participam do momento.
Os preparativos para a grande noite iniciaram em março, conta Paula Thomas, uma das organizadoras do baile. Nesse meio tempo, as meninas participaram de várias atividades: aulas de etiqueta, valsa, coreografias. Além disso, várias festas e coqueteis foram organizados, assim como uma noite do pijama e a tradicional viagem para Gramado.
“As debutantes estão bem animadas, podemos perceber a ansiedade pelo momento. A expectativa é receber entre 900 a mil pessoas na noite”, destaca Paula. Conforme ela, o CTC tem se preocupado com a sustentabilidade do evento, por isso, a decoração, que sempre envolve flores e folhagens, terá muitos vasos plantados. “As plantas que vão compor a noite, depois, serão replantadas no clube”, explica.
O baile, tradicionalmente, ocorre no primeiro fim de semana de outubro, mas, em razão das eleições, foi postergado uma semana. As portas do Salão Social do CTC abrem às 20h e a cerimônia de apresentação das debutantes tem início às 22h, seguida pelo baile. Entre as atrações da noite está a banda Mister Joy, de Porto Alegre, e os DJs Gui Santos e Kiko. Além do Salão Social, uma segunda pista de dança é montada no Salão Panorâmico.
A primeira edição do Debut ocorreu no início dos anos 1960 e, neste sábado, chega ao 59º baile. Entre as quase 60 noites de festa do clube, Xyco Barzotto apresentou 45 delas. Neste sábado, o mestre de cerimônia sobe pela 46ª vez para apresentar as debutantes de Lajeado e seus familiares num dos mais tradicionais eventos do município.