O tradicional Baile de Debutantes do Grêmio Recreativo Alvi Negro (Gren) está marcado para este sábado, 12. Na noite, quatro meninas serão apresentadas à sociedade: Ana Lívia, Júlia, Leonora e Maria Cândida. A programação para a grande noite já está em curso desde o fi m de julho, quando cerca de 20 meninas foram convidadas, mas somente quatro aceitaram participar. “A juventude mudou. Hoje, muitas meninas não veem sentido em debutar em um baile, embora seja uma tradição da cidade”, avalia Véra Lúcia da Silva, secretária do clube e uma das organizadoras do debut.
Uma reunião sempre é feita no início dos preparativos para explicar os custos para a família e a programação para as meninas. Até a noite do baile, várias atividades são organizadas para as debutantes.
Com as eleições no domingo anterior à festa, a organização do salão fi cou restrita à semana do baile. “Tivemos sessões eleitorais aqui no clube e agora estamos correndo para deixar todos os detalhes em ordem, vai ser uma noite bonita”, explica Véra.
No dia do baile, as portas abrem às 22h e a apresentação das meninas inicia às 23h. A atração da noite é a Aeroporto Banda Show e a expectativa é reunir em torno de 400 pessoas. “Este ano está mais devagar, talvez por causa das eleições, mas percebemos que a expectativa está diferente dos outros anos”, comenta.
O traje da noite é smoking ou terno preto com camisa branca para os homens e vestido longo para as mulheres. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos pelo aplicativo Sympla ou presencialmente na loja Macaju. Também serão vendidos na hora do baile.
O Grêmio Alvi Negro é o clube mais antigo de Taquari e realiza o baile de debutantes há mais de 70 anos. Na festa deste ano, as debutantes de 2009 (15 anos atrás) e de 1994 (30 anos atrás) serão homenageadas pelo clube. “O Alvi Negro ainda mantém essa tradição porque é um baile que sempre reúne, todos os anos, os sócios e a comunidade”.