Univates recebe exposição de arquiteto alemão

ARTE E CULTURA

Univates recebe exposição de arquiteto alemão

Obras ficam no hall da biblioteca até esta sexta, 11. Profissional teve obras desenvolvidas também em Lajeado

Univates recebe exposição de arquiteto alemão
Fotos: Bibiana Faleiro
Lajeado

O hall da Biblioteca da Univates é palco, até esta sexta-feira, 11, da exposição “Theodor Alexander Josef Wiederspahn: um legado patrimonial em Wiesbaden, Porto Alegre e Lajeado”. Com curadoria da arquiteta Vera Grieneisen e dos professores Jauri dos Santos Sá e Augusto Alves, a mostra permite uma imersão na trajetória e nas realizações de um dos mais notáveis arquitetos alemães, cuja obra deixou marcas tanto na arquitetura gaúcha quanto na alemã.

Promovida pela Univates, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, do projeto de extensão Patrimônio Vivo e do Semeia EMAU, e com apoio do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), a exposição evidencia a biografia e o impacto do legado de Wiederspahn, cuja produção arquitetônica ilustra o ecletismo que predominou no Rio Grande do Sul nas primeiras décadas do século XX. A visitação é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

A abertura oficial ocorreu na terça-feira, 9, com a presença do Prof. Dr. Carlos Cândido da Silva Cyrne, representando a reitoria da Univates, do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Cristiano Z. Pereira, e do diretor do Colégio Evangélico Alberto Torres, Rodrigo Ulrich.

Quem foi Theo Wiederspahn

Nascido em Wiesbaden, Alemanha, em 19 de fevereiro de 1878, Theo Wiederspahn iniciou sua formação como aprendiz de pedreiro e graduou-se na Escola Real de Construção em 1897. Após consolidar-se como construtor em sua cidade natal, emigrou para o Brasil em 1908, onde vislumbrou novas oportunidades. No Rio Grande do Sul, começou sua carreira no escritório de Rudolf Ahrons.

Em Porto Alegre, Theo projetou diversos edifícios icônicos, como o Hotel Majestic (hoje Casa de Cultura Mário Quintana), a Delegacia Fiscal (atual Museu de Artes do Rio Grande do Sul) e a Agência Central dos Correios e Telégrafos (atual Memorial do Rio Grande do Sul).

Contribuições em Lajeado

A relação de Wiederspahn com Lajeado teve início em 1945, quando ele foi convidado a projetar a ampliação da Escola Comercial Alberto Torres, atualmente o Colégio Evangélico Alberto Torres. A exposição destaca a relevância de seus projetos na cidade, como a Casa Comercial Hexsel & Cia e a Associação dos Caixeiros Viajantes do Alto Taquari (Acvat), fundamentais para o desenvolvimento do patrimônio local.

Um legado internacional

A curadoria da mostra também evidencia que a obra de Wiederspahn transcende as fronteiras do Rio Grande do Sul. Em Wiesbaden, sua cidade natal, várias de suas criações foram preservadas e são reconhecidas como patrimônio cultural, refletindo sua importância tanto na Alemanha quanto no Brasil.

Acompanhe
nossas
redes sociais