Na última quarta-feira, 9, foi realizada a Assembleia Pública Regional no auditório do Prédio 11 da Universidade do Vale do Taquari – Univates, em Lajeado, marcando uma das primeiras etapas do processo da Consulta Popular 2024-2025. Durante o encontro, os participantes, sob a coordenação da diretoria do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), definiram os critérios que norteiam o processo de participação do ano de 2024.
Serão quatro projetos na cédula, dos quais apenas dois serão aprovados para receber financiamento do governo estadual em 2025. O primeiro projeto mais votado ficará com 60% dos R$ 1,8 milhão destinados ao Vale do Taquari, enquanto o segundo projeto receberá os 40% restantes. Para garantir a diversidade de áreas, a cédula poderá conter no máximo um projeto por setor, e os dois projetos selecionados deverão ser de áreas distintas.
Além de definir a cédula de votação, a assembleia também estabeleceu a realização de encontros municipais, microrregionais e regionais para aprofundar as discussões sobre os projetos. Foi confirmada a realização de uma assembleia pública regional intermediária e, posteriormente, uma assembleia final, ainda sem data definida, que concluirá o processo.
A votação dos projetos ocorrerá entre os dias 2 e 6 de dezembro de 2024, por meio do site oficial da Consulta Popular (consultapopular.rs.gov.br). A expectativa é que os projetos escolhidos sejam implementados com os recursos do orçamento estadual no ano de 2025.