Prefeitos eleitos: responsabilidade com a gestão pública e compromisso com o desenvolvimento

Opinião

Lucas Scapini

Lucas Scapini

CEO do Grupo Scapini e diretor da Fetransul

Prefeitos eleitos: responsabilidade com a gestão pública e compromisso com o desenvolvimento

O mês de outubro chegou e, com ele, o tão esperado primeiro turno das eleições municipais. No último dia 6, as eleições para prefeito foram realizadas e, em muitas cidades, os gestores municipais já foram eleitos, enquanto em outras, a decisão ficou para o dia 27 de outubro, data reservada para a realização do segundo turno.

Independente dos resultados que virão, e dos partidos e candidatos que acreditamos serem os melhores para as nossas cidades, um fato é claro: os prefeitos terão uma responsabilidade enorme para liderar a sociedade em seus mandatos.

E quando digo responsabilidade, falo no sentido mais amplo possível. Precisamos de pessoas competentes e, mais do que isso, comprometidas em entender as necessidades da nossa sociedade, direcionar corretamente os recursos para alcançarmos o progresso. O Brasil deve seguir crescendo, e isso só será possível se o trabalho integrado entre vereadores, deputados estaduais, federais, prefeitos, governadores e presidente for realmente efetivo.

Os prefeitos eleitos precisam assumir a responsabilidade de geração de emprego. É preciso criar uma boa relação entre as instituições públicas e privadas, diminuir as burocracias e realizar os incentivos corretos para que as empresas ofereçam mais oportunidades e o país continue diminuindo a taxa de desemprego.

Além disso, os governantes eleitos precisam olhar para a educação pública em todo o território nacional. O ensino municipal ainda tem muito a evoluir e essa base é fundamental para construirmos um país ainda melhor para os próximos anos. É necessário prepararmos nossas crianças e adolescentes desde os anos iniciais para, a partir dali, direcioná-las da melhor maneira não apenas para a carreira profissional, mas também para o desenvolvimento humano.

Por fim, mas não menos importante, quero destacar a importância e a responsabilidade dos governantes com a segurança das nossas cidades. Estamos vivendo em um país cada vez mais inseguro e, para revertermos esse cenário, precisamos encontrar formas de trabalhar a segurança com inteligência. A utilização de tecnologia, de estratégia e de preparação humana é fundamental para vencermos esse enorme desafio. No Transporte Rodoviário de Cargas, setor no qual as empresas que compõem o Grupo Scapini atuam, esse cenário é extremamente preocupante. Por isso, deixo aqui o meu apelo para que os prefeitos eleitos olhem com carinho para a segurança em nossas estradas.

De todo modo, há muito o que fazer. Após a comemoração dos candidatos eleitos, precisamos olhar para 2025 com muita seriedade, foco e planejamento. O Brasil não pode perder mais tempo. O trabalho de desenvolvimento começa nas cidades por meio de uma atuação comprometida com as causas que impactam a sociedade e entendendo a responsabilidade de representar o povo que, democraticamente, fez suas escolhas.

Acompanhe
nossas
redes sociais