Melhor do estado, skatista busca apoio para competir no RN

Promessa do skate

Melhor do estado, skatista busca apoio para competir no RN

João Segatto sagrou-se campeão Gaúcho de Skate Street e conquistou classificação ao Campeonato Brasileiro da modalidade. Competição na cidade de Natal ocorre em dezembro

Melhor do estado, skatista busca apoio para competir no RN
Classificação ao Brasileiro foi conquistada graças ao título do Campeonato Gaúcho de Skate. (Fotos: Pedro Castanho)

Jovem talento do Vale do Taquari, o skatista João Augusto Rodrigues Segatto, 13, desponta no cenário nacional. Morador de Arroio do Meio, segue a trajetória de ascensão com título Gaúcho e nova classificação ao Campeonato Brasileiro de Skate.

O adolescente é figura frequente em competições estaduais e nacionais desde 2021, quando tinha apenas 10 anos. Em 2024, subiu de categoria e mesmo assim manteve o destaque. Agora, procura apoio para conseguir competir no maior campeonato do país.

Realizar as manobras e se destacar na pista é fácil para o menino, que tem na maior dificuldade a busca por apoio para encarar a difícil logística. O Brasileiro ocorre entre os dias 13 e 15 de dezembro, em Natal, no Rio Grande do Norte, na outra ponta do país.

Pai de João, Anderson Segatto avalia o crescimento do filho no esporte. “Ele está bem empolgado por representar mais uma vez a região e o estado, é um desafio novo e difícil competir em uma categoria com meninos mais velhos, mas ele está em uma fase boa de evolução, se dedicando e treinando bastante”, diz.

Para evoluir, João aproveita os locais disponíveis para treino na região. Mesmo que more e estude em Arroio do Meio, sempre que possível vai a Lajeado para treinar na pista recém inaugurada. “É uma ótima estrutura e está ajudando na evolução, até porque a pista da nossa cidade na área de lazer foi bastante afetada na enchente de maio. Então encaramos a travessia da Ponte de Ferro para conseguir treinar”, diz o pai.

Classificado para o Brasileiro, mas ainda em busca de apoio para arcar com as despesas da viagem, João está bastante empolgado. “Não vai ser fácil, o nível do campeonato é muito alto, mas estou motivado para buscar bons resultados ainda mais sendo o único representante do Rio Grande do Sul”, comenta o menino.

Trajetória no skate

Adolescente é figura frequente em competições estaduais e nacionais desde 2021, quando tinha apenas 10 anos

João tem 13 anos e atualmente está na cateogoria Iniciante, até 16 anos. Até o ano passado, disputava as provas na categoria Mirim, até 12 anos. O ano é importante pois ele passou de atleta mais velho de uma categoria para ser um dos mais jovens da atual.

A trajetória no skate no skate iniciou em 2021, e desde muito novo o skatista de Arroio do Meio tem se destacado pelo estado e país. Foi campeão gaúcho no Mirim em 2023, o que o credenciou a participar do Campeonato Brasileiro já no ano passado. Assim como agora, a competição ocorreu longe, em Belém, no Pará. Na ocasião, encerrou o campeonato em 9º lugar.

A classificação ao maior campeonato do país neste ano ocorreu devido a boa participação no Campeonato Gaúcho. Foram duas etapas. Na primeira, em Porto Alegre, ficou no segundo lugar. E na segunda, em Capão da Canoa, sagrou-se campeão. Na somatória das duas etapas, encerrou como líder do ranking, sendo Campeão Gaúcho Iniciante e conquistando a vaga ao Brasileiro.

Busca por apoio

A dois meses da viagem para o Rio Grande do Norte, a família Segatto está em processo de planejamento de gastos e em busca de parcerias para concretizar o sonho. “Acaba sendo engraçado, pois ano passado tivemos de ir a Belém, e agora novamente um destino no outro lado do país. Os gastos são altos, a competição também é divulgada sem tanta antecedência, o que dificulta as passagens aéres”, aponta.

Para entrar em contato com João e Anderson é possível chamar o pai no 51 99441-4910 ou pelo Instagram do skatista no @joao_augustoskt.

Acompanhe
nossas
redes sociais