Jovem talento do Vale do Taquari, o skatista João Augusto Rodrigues Segatto, 13, desponta no cenário nacional. Morador de Arroio do Meio, segue a trajetória de ascensão com título Gaúcho e nova classificação ao Campeonato Brasileiro de Skate.
O adolescente é figura frequente em competições estaduais e nacionais desde 2021, quando tinha apenas 10 anos. Em 2024, subiu de categoria e mesmo assim manteve o destaque. Agora, procura apoio para conseguir competir no maior campeonato do país.
Realizar as manobras e se destacar na pista é fácil para o menino, que tem na maior dificuldade a busca por apoio para encarar a difícil logística. O Brasileiro ocorre entre os dias 13 e 15 de dezembro, em Natal, no Rio Grande do Norte, na outra ponta do país.
Pai de João, Anderson Segatto avalia o crescimento do filho no esporte. “Ele está bem empolgado por representar mais uma vez a região e o estado, é um desafio novo e difícil competir em uma categoria com meninos mais velhos, mas ele está em uma fase boa de evolução, se dedicando e treinando bastante”, diz.
Para evoluir, João aproveita os locais disponíveis para treino na região. Mesmo que more e estude em Arroio do Meio, sempre que possível vai a Lajeado para treinar na pista recém inaugurada. “É uma ótima estrutura e está ajudando na evolução, até porque a pista da nossa cidade na área de lazer foi bastante afetada na enchente de maio. Então encaramos a travessia da Ponte de Ferro para conseguir treinar”, diz o pai.
Classificado para o Brasileiro, mas ainda em busca de apoio para arcar com as despesas da viagem, João está bastante empolgado. “Não vai ser fácil, o nível do campeonato é muito alto, mas estou motivado para buscar bons resultados ainda mais sendo o único representante do Rio Grande do Sul”, comenta o menino.
Trajetória no skate
João tem 13 anos e atualmente está na cateogoria Iniciante, até 16 anos. Até o ano passado, disputava as provas na categoria Mirim, até 12 anos. O ano é importante pois ele passou de atleta mais velho de uma categoria para ser um dos mais jovens da atual.
A trajetória no skate no skate iniciou em 2021, e desde muito novo o skatista de Arroio do Meio tem se destacado pelo estado e país. Foi campeão gaúcho no Mirim em 2023, o que o credenciou a participar do Campeonato Brasileiro já no ano passado. Assim como agora, a competição ocorreu longe, em Belém, no Pará. Na ocasião, encerrou o campeonato em 9º lugar.
A classificação ao maior campeonato do país neste ano ocorreu devido a boa participação no Campeonato Gaúcho. Foram duas etapas. Na primeira, em Porto Alegre, ficou no segundo lugar. E na segunda, em Capão da Canoa, sagrou-se campeão. Na somatória das duas etapas, encerrou como líder do ranking, sendo Campeão Gaúcho Iniciante e conquistando a vaga ao Brasileiro.
Busca por apoio
A dois meses da viagem para o Rio Grande do Norte, a família Segatto está em processo de planejamento de gastos e em busca de parcerias para concretizar o sonho. “Acaba sendo engraçado, pois ano passado tivemos de ir a Belém, e agora novamente um destino no outro lado do país. Os gastos são altos, a competição também é divulgada sem tanta antecedência, o que dificulta as passagens aéres”, aponta.
Para entrar em contato com João e Anderson é possível chamar o pai no 51 99441-4910 ou pelo Instagram do skatista no @joao_augustoskt.