Legislativo renova sete cadeiras para 2025

ESTRELA

Legislativo renova sete cadeiras para 2025

De 13 vereadores, seis permanecem na câmara de Estrela. Canigia (PL) contabilizou 872 votos e se tornou o parlamentar mais votado desde a consolidação do território do município. MDB elege maioria e forma oposição à próxima gestão

Legislativo renova sete cadeiras para 2025
foto: divulgação redes sociais
Estrela

A câmara de vereadores de Estrela inicia 2025 com mais da metade dos representantes renovados. De 13 vereadores, sete serão novos representantes da comunidade no Legislativo estrelense. No entanto, ao contrário da legislatura passada, nenhuma mulher foi eleita para compor o time de parlamentares. A próxima gestão do Executivo deve enfrentar um cenário de oposição.

Dos 13 vereadores eleitos em 2020, dez buscaram uma nova oportunidade de estar na câmara. Destes, quatro não se reelegeram. Dois integraram chapas à majoritária. Além de ter sido campeão de votos neste pleito, Canigia (PL) se tornou o parlamentar mais votado em Estrela. Dois estreantes nas urnas também fizeram votação expressiva.

Com três cadeiras, o grupo da situação terá minoria na câmara. Júlio César Schorr (UB), Darlã Bellini (PSDB) e Silvas Alves (Podemos) representam a base da prefeita eleita Carine Schwingel. O MDB, com cinco cadeiras, terá a maior bancada. Já o PL, PSD e PP elegeram dois parlamentes cada partido.

Recorde de votos em Estrela

Com 872 votos, Humberto Canigia Rerig liderou a busca a uma cadeira na câmara e se tornou o vereador mais votado desde a consolidação do território de Estrela. Em direção à segunda legislatura, destaca que a responsabilidade em representar a comunidade aumenta diante da votação expressiva. Para ele, o resultado é fruto do trabalho exercido durante os últimos quatro anos.

“Trabalhamos muito até aqui. Durante a campanha foi montado um grupo muito forte, por isso deixo minha gratidão aos que me acompanham desde 2020. Não esperava esse resultado, mas fica a responsabilidade de continuar caminhando em busca de melhorias para a comunidade e dar
continuidade ao que foi feito até aqui”, afirma o vereador.

Representação no interior

Entre as novidades na disposição do Legislativo para o próximo ano, Júlio César Schorr, estreante nas urnas, se destacou com ampla votação no interior da cidade. Eleito com 815 votos pelo União Brasil, o futuro vereador pretende colocar em prática a experiência como líder comunitário e ser a representação do produtor rural na câmara de Estrela.

“Não tenho experiência como parlamentar, mas quero levar adiante todas as demandas foram passadas. Estou muito feliz com a votação, não esperava esse número. Soube do resultado durante a carreata da prefeita eleita, então aproveitei o momento para comemorar também. A última semana de campanha foi bastante agitada, visitei muitas pessoas”, relata Schorr. Para assumir a cadeira na câmara, Schorr diz estar tranquilo.

Confira os vereadores eleitos:

  • Canigia (PL) – 872 votos
  • Júlio César Schorr (União) – 815 votos
  • Ernani de Castro (MDB) – 749 votos
  • Magdiel Turatti (PSD) – 658 votos
  • Volnei Zancanaro (PP) – 656 votos
  • Eder Follmann (PP) – 457 votos
  • Élio Kunzler (MDB) – 449 votos
  • Dôga Daroit (MDB) – 422 votos
  • Valderês Maninho da Rosa (PSD) – 418 votos
  • Daniel da Silva (MDB) – 412 votos
  • Darlã Bellini (PSDB) – 386 votos
  • Silas Alves (Podemos ) – 356 votos
  • Luís Kalsing (PL) – 313 votos

Acompanhe
nossas
redes sociais