“Escreva histórias, narre fatos pitorescos, comente a cultura, a tradição, os hábitos. Fale sobre festas de folclore. Publique poesias, receitas, provérbios, etc, enfim, aqui você terá uma chance de dizer o que sabe, pensa ou sente.” Jornal o informativo do Vale 15 de fevereiro 1992.
Com esse convite aos leitores, iniciávamos uma longa jornada de 20 anos, publicando uma coluna semanal no Jornal O Informativo do Vale, onde não apenas foi documentada a história, mas transformamos em legado informativo que serviu como pesquisa a pesquisadores.
Essa coluna, escrita em alemão, capturou eventos, resgatou textos antigos e preservou tradições que, de outra forma, poderiam ter se perdido. Intitulado Deutsche Sprache, este projeto iniciou em 1992, logo após um convite feito pelo então diretor do jornal Sr. Osvaldo Carlos Van Leeuwen, que seriam divulgados semanalmente no jornal, mantendo-se até 2002. Ao longo das duas décadas, mais de 900 artigos em alemão foram divulgados, criando um espaço único de preservação e promoção da cultura alemã na região. Ao longo do tempo a coluna foi continuada por meu pai Waldemar Richter e Wolfgang Collischon, quando assumiram a autoria da coluna.
Recortes de jornal
Durante esses anos, a coluna não apenas resgatou histórias e tradições, mas também aproximou pessoas, trocou experiências e criou vínculos duradouros. A cada semana, um novo artigo destacava aspectos da língua e da cultura, evidenciando as raízes germânicas.
Agora, esse trabalho está sendo eternizado em livros. Os recortes de jornal cuidadosamente guardados ao longo dos anos, foram reunidos em um volume que servirá como fonte de pesquisa e curiosidade para futuras gerações. Mais do que um apanhado de textos, é um testemunho da história cultural de uma povo que foi fundamental para o desenvolvimento do Vale do Taquari.
Lançamento do livro
O livro que reúne as colunas será lançado no dia 18 de outubro, durante a festa da imigração alemã no Deutsche Kolonie Park, o Parque da Colonização Alemã, em Lajeado.