A família de José Machado, 65 anos, e Neusa Portela Machado, 62 anos, inicia uma nova fase após perderem sua casa na enchente que atingiu Encantado entre abril e maio deste ano. Desde o último mês, o casal e a neta de 8 anos residem em uma nova casa, feita por empresários de Santa Catarina, construída em um terreno da família na Linha Chiquinha, interior de Encantado. Durante o evento, eles residiam no Bairro Jacarezinho.
A Administração Municipal de Encantado, por meio de parcerias com o setor privado, garantiu duas residências para famílias afetadas. A segunda unidade será entregue à filha do casal, também vítima da catástrofe. Neusa e o marido passaram um período em abrigos municipais, localizados no Parque João Batista Marchese. “Perdemos tudo, mas ganhamos tudo que perdemos”, afirma Neusa.
A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Encantado destaca a importância do apoio privado para agilizar o atendimento às famílias. Além disso, em parceria com o Lions Clube, está em processo de construção cinco casas no Distrito de Palmas, destinadas a famílias impactadas pelos deslizamentos de novembro de 2023.