Reunião com Dnit estabelece próximos passos para anel viário

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

Reunião com Dnit estabelece próximos passos para anel viário

Vale do Taquari

Reunião nesta tarde, 9, com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro, marcou o início da mobilização regional por melhorias na infraestrutura de transporte da região. O principal tema discutido foi a necessidade de um estudo de viabilidade técnica e financeira para a criação de um anel viário, que diminuiria a dependência da BR-386, principal rota de escoamento de produtos na região.

A comitiva regional teve representantes de diversas entidades empresariais e políticas, incluindo a Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), o Sindicato das Transportadoras do RS (Setcergs), e as associações de municípios Amvat e Avat. “O encontro foi muito positivo. Nosso propósito era entender os caminhos para conseguirmos melhorar nossa infraestrutura logística”, afirma Nilto Scapin.

Foto: divulgação

Estudo depende do governo federal

De acordo com Scapin, o próximo passo é a realização de um estudo de viabilidade técnica e financeira, que será conduzido pelo DNIT. A boa notícia para os envolvidos é que esse estudo não necessita da inclusão da concessionária CCR ViaSul, responsável pela BR-386, nem da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo é buscar alternativas de rotas e diminuir a dependência do transporte pela ponte sobre o Rio Taquari.

A ordem para o estudo, no entanto, depende do governo federal. Para conseguir o aval necessário, líderes da região organizam uma série de visitas a outras localidades gaúchas que também dependem da BR-386 para o escoamento de produtos. “Essa pauta não é só do Vale, precisa ser encarada como uma necessidade estadual”, destaca Scapin, reforçando que o movimento tem a intenção de mobilizar tanto o governo estadual quanto os parlamentos, incluindo a Assembleia Legislativa e a bancada gaúcha no Congresso Nacional.

Pontes internas

Outro ponto discutido foi a construção de pontes internas que facilitem o tráfego entre os municípios do Vale do Taquari, especialmente Lajeado e Estrela. Para isso, os líderes pretendem buscar o apoio da Secretaria Extraordinária de Reconstrução do RS, comandada por Pedro Capeluppi. “Há linhas de crédito e recursos que podem ser acessados junto a agentes externos, mas qualquer avanço depende da conclusão de estudos técnicos.”
Scapin ressalta que a recente enxurrada que atingiu a região em maio foi um dos fatores que uniu ainda mais as lideranças locais em torno da necessidade de melhorar a infraestrutura do Vale do Taquari. “Essa mobilização regional é fruto da percepção de que precisamos de um esforço conjunto para avançar em termos de qualidade e segurança nas nossas rotas de transporte”, afirmou.

Próximos Passos

Além de pressionar o governo federal, o movimento deve fortalecer a articulação com o governo gaúcho e com outras regiões do estado, numa tentativa de ganhar força política e acelerar os processos burocráticos. As visitas a outras áreas afetadas pela dependência da BR-386 visam conscientizar autoridades e empresários sobre a importância do anel viário para o desenvolvimento logístico do Rio Grande do Sul.

Com o avanço do estudo de viabilidade técnica e financeira, os líderes do Vale do Taquari esperam consolidar o projeto como uma prioridade não apenas para a região, mas para todo o estado. A criação de rotas alternativas à BR-386 é vista como fundamental para garantir a competitividade das empresas locais e melhorar a qualidade de vida da população, ao reduzir o tempo e os custos de deslocamento, além de diminuir a pressão sobre a infraestrutura atual, realçam os líderes locais.

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