Modelo europeu de cooperativa inspira o sucesso da Dália

O MEU NEGÓCIO

Modelo europeu de cooperativa inspira o sucesso da Dália

Movidos pelo poder da cooperação, a empresa é destaque na suinocultura e na avicultura, com evidência no mercado nacional e internacional

Modelo europeu de cooperativa inspira o sucesso da Dália
Freitas e Piccinini em entrevista ao programa O Meu Negócio. (Foto: Deivid Tirp)

Há 77 anos, a cooperativa Dália Alimentos promove o desenvolvimento econômico e social do Vale do Taquari, por meio da produção e industrialização de alimentos de origem animal. Movidos pelo poder da cooperação, a empresa é destaque na suinocultura e na avicultura, com evidência no mercado nacional e internacional. De acordo com o diretor executivo, Carlos Alberto de Freitas, “comparando com o que era há 30 anos, parece que não são mais os mesmos produtores, tamanha foi a evolução que trouxe um grande impulso”.

Para o sucesso da Dália Alimentos, Freitas destaca a influência no modelo europeu de cooperativas e a importância de mantê-la conectada ao que acontece no exterior. “Sempre imaginei que o modelo de produção deveria se inspirar na Europa. Ao longo dos anos, ajustamos nossos programas baseados nessas referências”, explica.

Para o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Piccinini, uma das forças da Dália está na continuidade familiar dentro da cooperativa. “Há um compromisso genuíno no DNA dessas famílias, que passam de geração em geração o desejo de fazer ainda mais”. Isso reflete na governança, onde nenhuma decisão importante é tomada sem passar pelo Conselho de Administração. “Temos um embasamento empresarial forte para garantir que os ajustes necessários sejam feitos de forma responsável”, acrescenta.

Atualmente, a Dália conta com 2.500 famílias associadas, abrangendo mais de 100 municípios. A cooperativa opera com um sistema integrado de produtores de leite, suínos e aves, com associados bem informados e engajados, muitos dos quais têm filhos cursando graduação.

Freitas destaca a importância da adoção de novas tecnologias de forma ágil, o que permite à cooperativa manter-se competitiva. “Isso nos dá a liberdade de focar no mercado, enquanto o Gilberto se concentra nos relacionamentos políticos e sociais.”

O bate-papo completo com Gilberto Piccinini e Carlos Alberto de Figueiredo de Freitas pode ser conferido no QR Code desta página. O programa “O Meu Negócio” é transmitido ao vivo nas segundas-feiras, na Rádio A Hora 102.9 e nas plataformas digitais. Tem o patrocínio de Motomecânica, Black Contabilidade, Marcauten, Dale Carnegie e Sunday Village Care.

Execução
A disciplina para atingir resultados – Charles Burck

Unir pessoas, estratégias e operações são os três processos-chave que podem fazer a diferença no momento de prometer resultados ou de alcançá-los.

Neste livro, Charles Burck revela a importância do envolvimento próximo da liderança em uma organização e explica por que um diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo.

O trabalho mais importante do líder – selecionar e avaliar as pessoas – nunca deve ser delegado.

 

 

 

Entrevista
Gilberto Piccinini • Presidente do Conselho de Administração
Carlos Alberto de Freitas • Diretor executivo Dália Alimentos

“Alegria é ver o reconhecimento da marca como uma força no Vale”

Qual é o grande diferencial da marca Dália?

Piccini – O grande diferencial da Dália está no cuidado com a matéria-prima, especialmente no que diz respeito ao bem-estar animal e ao manejo responsável. E esse compromisso é um aspecto que agrega valor à nossa produção. Além disso, investimos no desenvolvimento de novos produtos, sempre com foco em qualidade. Essa atenção, combinada com a assistência técnica especializada, garante uma experiência superior para o cliente, diferenciando nossa marca na indústria.

Como a Dália se posiciona estrategicamente no mercado?

Freitas – Uma parte fundamental da nossa estratégia é viajar e observar tendências em outros mercados. Testamos produtos e estudamos o que está funcionando lá fora, adaptando o que tem potencial para o Brasil. Temos uma equipe de técnicos altamente experientes que são capazes de replicar, com precisão, os produtos, ajustando-os para o nosso público. Nosso foco é garantir que tudo esteja em conformidade com os mais altos padrões de segurança alimentar, e qualquer item que não atenda a esses critérios jamais chega ao consumidor.

Qual é o modelo de distribuição da Dália no varejo?

Freitas – Nossa distribuição abrange todo o Brasil, utilizando representantes comissionados. Eles recebem uma tabela de preços e informações detalhadas sobre os produtos, e a execução é feita por eles. Todo o cadastro e a realidade de cada região são avaliados cuidadosamente. O controle e a centralização das operações ocorrem em Encantado. Não temos vendedores diretos, pois a Dália controla a produção e o comando da área de vendas diretamente da matriz.

Como o cooperativismo da Dália é avaliado e qual a visão para o futuro da instituição?

Piccini – Tive o privilégio de ser escolhido pelos membros do conselho e reconhecido por esse trabalho. A maior alegria é ver o reconhecimento da cooperativa como uma força no Vale do Taquari. Passamos por grandes desafios ao longo dos anos, mas a nossa determinação e coragem nos trouxeram até aqui. A cultura empresarial da Dália é transparente e séria, fruto de uma construção de décadas. Nosso grande desafio agora é olhar para o futuro, especialmente os próximos cinco a dez anos.

Acompanhe
nossas
redes sociais