Um novo espaço, amplo e modernizado, passa a auxiliar no atendimento da Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef) a partir deste mês. Depois de 17 meses em obra, o Ambulatório da Fundef será passa a receber pacientes no dia 14, e tem a cerimônia de inauguração marcada para o dia 24, às 15h30min. O momento contará com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária de saúde Arita Bergmann.
O espaço fica no prédio 28 da Univates, em Lajeado, e viabilizado por meio de parceria entre Fundef, universidade, os governos municipal e estadual e o Hospital Bruno Born (HBB).
Segundo Ana Maria Hoffmann, gerente administrativa da Fundef, a mudança ocorre com o objetivo de melhorar o atendimento aos nossos pacientes e proporcionar um espaço mais adequado às atividades. “Este espaço será muito importante não somente para o Vale do Taquari, mas também para grande parte do RS, já que somos referência na área auditiva e fissura lábio palatina”, avalia.
Com uma estrutura de 1,4 metros quadrados, o novo prédio é três vezes maior do que o atual, localizado na Avenida Benjamin Constant, no Centro de Lajeado. Além disso, fica ao lado Centro Clínico da Univates, o que possibilita a utilização de equipamentos em conjunto com a universidade.
O prédio está finalizado e, em parceria com empresas do Vale do Taquari e Serra Gaúcha, foram recebidos itens de mobiliário, para administração, recepção e espaço kids. “Ainda necessitamos de alguns equipamentos que serão utilizados nas áreas auditiva e odontológica”, reforça Ana.
A obra
A construção do novo ambulatório iniciou em maio de 2023. O prédio conta com diferentes ambientes, como recepção com capacidade para 140 pessoas, consultórios para atendimentos, sala de reuniões e salas para aulas de diferentes cursos da Univates.
O custo da obra é de cerca de R$ 5,6 milhões, com repasse de aproximadamente 70% do valor pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Saúde. O restante é aportado pela prefeitura de Lajeado.
A Fundef destinará os equipamentos e profissionais habilitados para a nova estrutura, enquanto o HBB permanecerá na retaguarda hospitalar necessária para atendimento ao público, com o centro cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A fundação atende, hoje, cerca de 2 mil pacientes no mês. São mais de 14 mil cadastros ativos na instituição. Pela proximidade com a Univates, ainda há a possibilidade de algumas famílias dos pacientes serem recebidas no Share durante tratamento, para estarem acomodados a um baixo custo.
Legado de Dr. Dewes
A Fundef foi criada em 1991, pelo desejo do cirurgião plástico, Dr. Wilson Dewes, de devolver sorrisos às crianças com deformidades labiopalatais. desenvolveu na vida, Dewes tinha a instituição como uma de suas maiores obras.
Um de seus sonhos era ver o desenvolvimento da Fundef, além de participar da construção de um hospital próprio para a entidade. Dewes faleceu em março deste ano, e chegou a presenciar o início das obras do novo ambulatório.