Parabéns aos vencidos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Parabéns aos vencidos

O termo “derrotado” é muito pesado para quem apresentou propostas, respeitou os adversários e soube reconhecer a vitória do oponente. Dito isso, é preciso tratar de forma diferente os candidatos vencidos em Lajeado – e também em outras tantas cidades do Vale do Taquari. Carlos Ranzi (MDB) e Sérgio Kniphoff (PT) deixam como legado diversas provocações pertinentes à futura prefeita Gláucia Schumacher (PP).

Com olhares mais humanitários e voltados às regiões mais periféricas da cidade, os adversários do pleito materializaram a insatisfação que vem dos bairros e que foi retratada fielmente nas urnas, com mais de 60% dos eleitores não votando na candidata vencedora. E eu não tenho dúvidas de que a futura prefeita entendeu o recado e terá a humildade de reconhecer os bons projetos apresentados nos últimos 45 dias pelos respeitáveis oponentes. E vida que segue!

33 debates, 11 entrevistas, 12 pesquisas, sabatinas, podcast…

O Grupo A Hora colocou mais de 50 profissionais a serviço do leitor, do ouvinte e do internauta durante o domingo de eleições. Com estúdios em Lajeado, Estrela e Encantado, a Rádio A Hora garantiu uma ampla cobertura multiplataforma e publicizou os principais detalhes dos pleitos em todos os 38 municípios do Vale do Taquari, além da nossa irmã Venâncio Aires. Reportagens, entrevistas e apuração das urnas foram tratadas com o devido zelo pela equipe de reportagem. Tudo isso faz parte do projeto Pensar Eleições 2024, que também proporcionou 33 debates com candidatos a prefeito (a), 11 entrevistas, 12 pesquisas eleitorais, além de diversas sabatinas e podcast. Tudo para garantir aos eleitores a informação e a curadoria necessárias para a decisão sadia nas urnas. Acima de tudo, um compromisso firmado com a democracia. E até a próxima!

Jornal A Hora é premiado no RS

Dois temas de relevância regional concederam ao Jornal A Hora os prêmios de Excelência Editorial pela Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS). O A Hora conquistou o 1º e o 2º lugar com as reportagens “De duras lembranças à evolução em 200 anos”, sobre a imigração alemã ao RS, e “Região vive expectativa de reconectar cidades”, que retratou a reconstrução da Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio. A primeira matéria é de autoria de Bibiana Faleiro e Raica Franz Weiss, e a segunda é de autoria de Mateus Souza e Raica Franz Weiss. A entrega das premiações ocorre no sábado, 12, durante o 26º Congresso dos Diários do Sul do Brasil, em Canela.

Enchentes e urnas velhas: uma receita à abstenção

É sempre complexo analisar as causas das abstenções. São diversas as razões para um eleitor abrir mão do direito de votar. E mudam de pleito em pleito. Em 2020, por exemplo, a pandemia foi apontada como uma das principais causas. Ainda vivíamos sob o temor da fácil contaminação do coronavírus. Em 2024, é inevitável a ligação entre os ausentes e as trágicas enchentes. E contra a natureza somos vulneráveis. Entretanto, deveríamos ser bem menos vulneráveis frente à tecnologia. Dito isso, é inaceitável que dezenas (e talvez centenas ou milhares) de eleitores tenham desistido do voto em função de problemas verificados nas “modernas” urnas eletrônicas. São eleitores que saíram de casa e não votaram. É inadmissível, reforço. E não pode se repetir!

Chance de ouro para Passaia

Daniel Passaia (União Brasil) é um dos seis novos vereadores em Encantado. E mais. O político foi o mais votado na eleição de domingo, com 858 votos. E o nobre parlamentar tem a chance de ouro para garantir ainda mais visibilidade a um projeto de lei provocado por ele em 2021, mas que foi arquivado pela atual legislatura. Em resumo, a proposta é acabar com a reeleição dos vereadores.

TIRO CURTO

  • A cada nova eleição, novas rusgas entre partidários e adversários. Mas com o advento das redes sociais, em especial o Whatsapp, as conversas e desabafos tomam proporções maiores. Ao fim de tudo, uma boa noite de sono é suficiente para acalmar os ânimos.
  • Em Estrela, os líderes do PL devem se reunir nos próximos dias para entender a derrota na majoritária. E não devem convidar agentes das siglas coligadas para a conversa.
  • Dois ex-secretários municipais de Lajeado concorreram pela primeira vez a vereador. E só um foi eleito, Luís Benoitt, do PL. Já Carlos Reckziegel (PSDB) recebeu 845 votos mas ficou na suplência.
  • Em Lajeado, o vereador eleito Fabiano Bergmann (PP) e a suplente de vereadora Lisandra Quinot (PP) já são cotados para as secretarias de Obras e de Educação, respectivamente.
  • As derrotas dos candidatos à reeleição já movimentam os setores de RH das prefeituras. E já tem correligionário pulando das barcas e partindo para outros partidos e/ou municípios.
  • Prefeito eleito de Teutônia, Renato Altmann (PSD) venceu todos os quatro pleitos que ele disputou. Foram três a prefeito e um a vice.
  • Em tempo: a ressaca passa, mas o print é eterno. Boa terça-feira a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais