Os eleitores da Escola Francisco Oscar Karnal, no bairro Santo Antônio, em Lajeado, enfrentaram dificuldades para votar neste domingo, 6, devido a problemas técnicos em uma urna da seção 12. O aparelho, que era de 2013, precisou ser reiniciada, pelo menos, cinco vezes antes de ser substituída, ao meio-dia.
De acordo com a presidente da seção, Geli Maria Cezimbra, o primeiro problema surgiu às 8h35, quando a urna foi reiniciada pela primeira vez. “Às 9h35 ela parou novamente, e então comunicamos o cartório eleitoral”, relatou Geli. Entre as 10h18 e as 11h, voltou a apresentar falhas em mais três ocasiões, até parar de vez. A substituição foi feita às 11h50.
“Muitos eleitores ficaram irritados, já que alguns estavam esperando desde as 9h da manhã. Quando a urna foi trocada, já era quase meio-dia e muitos não conseguiram votar”, lamentou. Ela destacou que a urna problemática era antiga, com botões duros, o que dificultava o uso.
O equipamento foi substituído por uma urna mais recente, de 2015, o que permitiu que a votação à tarde ocorresse sem novos transtornos. Geli, que tem uma década de experiência como mesária, afirmou nunca ter enfrentado um problema dessa proporção em outras eleições.