O Promotor de Justiça Eleitoral da Comarca de Lajeado, Carlos Augusto Fiorioli, destaca que o Ministério Público está investigando denúncias de compra de votos nas cidades de Canudos do Vale, Marques de Souza e Forquetinha. As denúncias, que incluem fotos e áudios, indicam que candidatos estariam realizando abordagens diretas, visitas a residências, entrega de santinhos e oferecendo valores financeiros para a captação ilícita de sufrágio, caracterizando corrupção eleitoral.
“A Brigada Militar está atuando para verificar as denúncias recebidas, o que poderá resultar em procedimentos na Justiça Eleitoral. Se evidenciado, pode haver até prisão em flagrante”, afirma Fiorioli.
ELEIÇÕES 2024: cobertura com imagens ao vivo
Em Lajeado, também foi registrada uma denúncia sobre um cabo eleitoral que estaria fazendo visitas em residências. O promotor destacou que, amanhã, serão realizados os procedimentos cabíveis em resposta a essa denúncia.
Fiorioli ressalta a importância da colaboração da população nesse processo. “Orientamos que pessoas que perceberem qualquer anormalidade registrem a situação através de fotos ou vídeos e façam a denúncia para a Brigada Militar ou cartório eleitoral”, conclui. A participação cidadã é fundamental para a manutenção da integridade do processo eleitoral.