Na manhã deste domingo, 6, Estrela vivenciou dia de grande movimentação nas urnas. Com os cinco candidatos à prefeitura disputando o pleito, eleitores e lideranças locais compareceram aos principais colégios eleitorais.
Segundo informações, o atual prefeito e candidato à reeleição, Elmar Schneider (MDB), votou por volta das 10h no Colégio Santo Antônio. Acompanhado apenas da esposa, Schneider adiantou a votação, que estava marcada para às 10h30min. Infelizmente, não foi possível coletar um depoimento do candidato.
Renato Horn, o Bonitinho (PSB), votou logo pela manhã na Escola de Educação Infantil Colmeia. Com grande expectativa para o resultado, Horn expressou confiança. “Temos fé de que vamos ganhar, e que vamos fazer um bom trabalho no município. Vou acompanhar de casa, com minha família, a apuração. A fé é a última que morre. A minha pesquisa será feita no dia de hoje, que é no que acredito; é a mais certa.”
O candidato Jair Wermann (NOVO) também participou do pleito pela manhã, votando no Colégio 20 de Maio por volta das 10h. Wermann, que enfrenta a primeira experiência política, teve que esperar um pouco devido a problemas com as urnas. “Durante a caminhada política, nossas propostas foram bem aceitas, são propostas viáveis. Todos sabem que não sou político, essa é uma experiência nova, e será a única, porque será somente essa vez. Espero que a população tenha entendido a nossa proposta.”
João Braun (PP), votou no Colégio Martin Luther, acompanhado da filha e esposa. Ele expressou otimismo em relação ao desempenho da campanha. “Percebemos o crescimento nas ruas, é uma motivação especial. Hoje é um dia que Estrela sairá vencedora. O município quer mudança de verdade. Fico feliz com nossa trajetória. Ficarei junto à minha família e depois irei ao comitê de encontro.”
Por último, por volta das 11h, também no Colégio Santo Antônio, foi a vez da candidata Carine Schwingel (União Brasil) depositar o voto. Acompanhada do vice, Márcio Mallmann, Carine se mostrou confiante e refletiu sobre a responsabilidade assumida com o povo “Sabemos do compromisso que assumimos com as pessoas, da responsabilidade que temos de entregar tudo que foi prometido. Foi uma campanha leve. Sabemos que temos muito o que fazer pelo município. Agora vamos ficar com a família, pois eles são nosso porto seguro, e aguardar a apuração”, destacou.
O domingo de eleição foi marcado por uma intensa movimentação, principalmente nos maiores colégios eleitorais, como o Santo Antônio. Em alguns pontos, como no próprio Santo Antônio, no Colégio 20 de Maio e em Bom Retiro do Sul, houve necessidade de substituição de urnas devido a problemas técnicos.