Raízes de liderança: quando o amor pela cidade se torna uma herança

BASTIDORES DAS ELEIÇÕES

Raízes de liderança: quando o amor pela cidade se torna uma herança

Pais e filhos se unem na missão de transformar seus municípios, levando os valores familiares para a vida pública e inspiram novas gerações

Raízes de liderança: quando o amor pela cidade se torna uma herança
FOTOS: ARQUIVO PESSOAL
Vale do Taquari

O desejo de fazer a diferença na vida pública não é apenas uma escolha individual de alguns candidatos; é um legado que se fortalece entre as gerações. No Vale do Taquari, algumas famílias compartilham o desejo de contribuir para o bem comum e transformar seus municípios. São histórias de pais e filhos que, ao longo de suas trajetórias, inspiram uns aos outros a seguirem o mesmo caminho, movidos pelo amor à sua cidade e comunidade. Vivências que criam laços profundos de compromisso com o futuro.

“Cresci com o meu pai envolvido na política, então isso já vem de berço,” conta Michele Caroline de Vargas (37), candidata à prefeitura de Paverama. Filha de Roque Carlos de Vargas (69), que concorre à prefeitura de Fazenda Vilanova, hoje eles compartilham não apenas o laço familiar, mas também o desejo de contribuir para a transformação das duas comunidades. Inspirados pelos princípios que sempre defenderam em casa, encontraram na vida pública uma oportunidade de levar esses valores a outras pessoas.

Roque e Michele concorrem na majoritária em Fazenda Vilanova e Paverama, respectivamente

“No que remete à família, o zelo e princípios são práticas características na essência do nosso lar, por tanto, refletem sim no trabalho do nosso dia a dia”, destaca Michele. Desde pequena, ela acompanha a trajetória política do pai, que já ocupou os cargos de vereador e vice-prefeito em Fazenda Vilanova. Embora, no início, ela não acreditava muito no desenvolvimento político, essa visão começou a mudar em 2015, quando ingressou na Secretaria de Saúde de Paverama. Como enfermeira, ela se viu imersa em um trabalho que não apenas atendia às necessidades de saúde, mas também despertou sua paixão por servir à comunidade.

A decisão de se filiar ao partido, em 2020, e concorrer ao cargo de vereadora foi impulsionada por uma conversa significativa com seu pai. Ele a encorajou a transformar suas crenças em ação. O resultado foi que Michele se tornou a vereadora mais votada na história de Paverama. “Me espelho muito na pessoa que ele é e nos ideais que ele provou e disse que era o certo. Ele é meu incentivador, influenciador e quem eu sigo”.

“Temos que ser sujeitos da nossa vida”

Em Arroio do Meio, a família Grassi mantém uma forte conexão com a vida comunitária e a política. Paulo Roberto Grassi (57), candidato à prefeitura, sempre incentivou os filhos a serem protagonistas. “A gente precisa construir a nossa história e não ser apenas um objeto dela. Temos que ser sujeitos da nossa vida”, afirma Paulo, que começou sua trajetória aos 22 anos e agora vê o filho João Ernesto Grassi (25) seguindo o mesmo caminho.

João (e) e Paulo Grassi (d) mantém uma forte conexão com a vida comunitária

Para ele, é gratificante ver João continuar a tradição familiar de se envolver ativamente em causas que impactam a comunidade. “Ele tem uma atuação comunitária muito forte e isso foi evoluindo para tomar a decisão de entrar na política, uma ferramenta que a gente tem para interferir e melhorar a vida das pessoas”.

Segundo João, a decisão de concorrer a vereador reflete os ensinamentos da família. Foi um processo natural, inspirado pelos pais, que sempre atuaram no movimento sindical. Desde cedo ele aprendeu sobre a importância de se envolver na vida comunitária. “A gente sempre viveu de forma ativa na comunidade, nos ajudando entre a família, tios e primos, e esse espírito cresceu dentro de mim. Hoje, a gente segue essa caminhada porque isso nos faz bem”, conta.

Pai e filho concordam que, independente da idade e das gerações, é importante que as pessoas participem de iniciativas locais. E acreditam que, especialmente a juventude, com sua visão mais atual do mundo, tem o poder de propor soluções inovadoras e deixar um bom legado. “Construir um futuro melhor, de esperança e segurança, passa por fazer o que tem que ser feito hoje. O futuro a gente constrói a cada dia”, afirma Paulo.

Novo espaço para a juventude

Juninho (d) almeja seguir os passos do pai, Paulo Joel (e)

Paulo Joel Ferreira (57), candidato à prefeitura de Boqueirão do Leão, não esconde a felicidade de ver o filho, Paulo Joel Ferreira Júnior (Juninho) (31), ingressando na política como candidato a vereador. Com sua carreira iniciada em 1996, Paulo destaca a importância de dar espaço para a juventude e renovar as lideranças. “Por coincidência, comecei praticamente com a mesma idade dele, 32 anos. Fico muito feliz ao vê-lo buscar o próprio espaço. Não era algo que imaginávamos, mas é gratificante”, comenta.

Juninho conta que a ideia de concorrer a vereador surgiu quase por acaso, incentivada por amigos e pelas circunstâncias da vida. No começo, ele hesitou, preocupado com os negócios da família, ainda assim abraçou a oportunidade. “Agora que estou diretamente envolvido, vejo como a juventude precisa de representatividade. As pessoas têm me procurado com ideias novas, e isso me motivou a continuar,” explica.

Inspirado pelo exemplo do pai, o candidato a vereador vê na política uma forma de continuar o legado de Paulo Joel, a quem admira profundamente como pai e político. “Ele sempre fez o bem pela nossa população, sempre quis o melhor para todos. Quero seguir os passos dele na política porque ele é excelente nessa parte. Juntos faremos um bom trabalho”.

Acompanhe
nossas
redes sociais